GRADUAÇÃO - CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS PARA INTERNET

Autorizado pela Portaria Ministerial n 591 de 14 de abril de 2022

. PERFIL DO EGRESSO

O aluno egresso do Curso de Tecnologia em Sistemas de Internet da Faculdade AJES deverá estar preparado para desenvolver suas atribuições, pautadas em conhecimento técnico-científico, demonstrando competência e atitudes éticas e responsáveis, buscando resolver soluções para os problemas do mundo real, por meio da análise de sistemas, do emprego coerente das técnicas e dos recursos tecnológicos disponíveis ao processamento automatizado da informação. Para isso, o curso oferece uma forte base de programação de sistemas de informação e desenvolvimento de sistemas para Internet, habilitando o egresso a propor e desenvolver soluções inovadoras para o mercado.

O profissional formado pelo Curso de Tecnologia em Sistemas de Internet da AJES deverá ter um perfil que revele uma formação humanista e de responsabilidade social, deverá ter competência e habilidade multidisciplinar para utilizar os métodos, técnicas e instrumental da Tecnologia de Informações, para a resolução de problemas e ou proporcionando soluções tecnológicas a outras profissões.

Além de formar um profissional que projeta, desenvolve, testa, implanta, mantém, avalia e analisa páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet. Avalia, especifica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. Elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O futuro egresso do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet estará capacitado para desenvolver as seguintes competências:

• Conduzir projetos, programas e atividades de aplicação da tecnologia da informação com qualidade e segurança, tais como: estruturação de unidades de TI nas organizações, implantação de sistemas integrados de gestão, auditoria de sistemas informatizados, comércio eletrônico e gestão do conhecimento;
  • Dominar ferramentas computacionais que envolvam Sistemas para Internet, visando desenvolver atividades de administração de sistema operacional, banco de dados, redes de computadores, programação de novas rotinas operacionais, utilização de suítes e configuração de servidores para disponibilizar conteúdos na internet e em treinamento;
  • Conduzir projetos de manutenção e de aperfeiçoamento tecnológico em sistemas de informação;
  • Participar do desenvolvimento de projetos físicos e lógicos para informatização de processos administrativos, de forma a auxiliar os processos de tomada de decisão, nos diversos níveis organizacionais;
  • Auxiliar na elaboração e executar planos estratégicos e táticos da aplicação da TI;
  • Atender usuários administrando sistemas de informação, dentro dos princípios de qualidade e produtividade, podendo, quando for o caso, prestar assessoria técnica;
  • Elaborar mecanismos de proteção para sistemas de informação compartilhada;
  • Participar de grupos de desenvolvimento de projetos de software, aplicações ou sistemas de informação.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Considerando sua formação alicerçada por habilidades e competências gerais e específicas sólidas, o profissional em Sistemas para Internet formado pela Faculdade AJES será um profissional que atuará em:

• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.
  • Empresas de tecnologia.
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
  • Organizações não-governamentais.
  • Órgãos públicos.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.