GRADUAÇÃO - CURSO SUPERIOR DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Autorizado pela Portaria Ministerial n 1.044 de 8 de dezembro de 2022

OBJETIVOS DO CURSO

Em conformidade com as Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia para os cursos superiores de tecnologia, os objetivos do curso foram concebidos e implementados buscando uma coerência com o perfil profissional do egresso, com a estrutura curricular proposta, com o contexto educacional atual, com características locais e regionais e, sobretudo, com práticas inovadoras do campo da informática e computação.

OBJETIVO GERAL

A Faculdade AJES objetiva oferecer um curso capaz de formar um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em EaD, com senso crítico, apto a agir eticamente na área computacional e em áreas correlatas, compreendendo as questões científicas, técnicas, sociais, computacionais e tecnológicas, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização.

O Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância da AJES está em consonância com a Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, por meio da qual se reforça que os cursos de nível tecnológico têm por objetivo:

  1. Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo humano, em suas causas e efeitos organizacionais;
  2. Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  1. Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  2. Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  3. Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A formação do profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em complementação ao objetivo geral, tem os seguintes objetivos específicos:

  1. Conhecimentos sólido nas matérias de Programação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação Aplicados;
  2. Conhecer saberes básicos, tais como arquitetura de computadores; sistemas operacionais; redes de computadores e desenvolvimento Web;
  • Utilização de forma enfática os recursos computacionais para o projeto e construção de software;
  1. Desenvolver outros saberes, como inglês técnico; comunicação e expressão e gestão de serviços, permitindo que o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atue como empreendedor em sua área de atuação, e;
  2. Possibilitar uma visão interdisciplinar dos saberes que foram transmitidos e da aplicação destes saberes no contexto profissional que o profissional irá exercer.

 

 PERFIL DO EGRESSO

O perfil desejado do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas condiz com as orientações definidas pelo PDI que estabelecem a formação do profissional capacitado, tendo em vista as peculiaridades da contemporaneidade, o mercado de trabalho e as mudanças socioeconômicas e tecnológicas. O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da AJES, modalidade EaD, se destina a formar profissionais com visão sistêmica, analítica e crítica dos processos organizacionais, para contribuir com a área de tecnologia das organizações.

O aluno egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade AJES terá uma visão dinâmica na área de Sistemas de Informação, capaz de trazer soluções inovadoras, sustentáveis, éticas e legais. O Profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas estará preparado para empreender e gerir o seu próprio negócio, assim como atuar de forma técnica ou científica tanto na área pública quanto na área privada. O profissional deverá ser capaz de compreender a sua realidade local, porém, estar preparado para desafios em níveis nacional e internacional.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve apresentar habilidades para Gestão e desenvolvimento de sistemas, estar apto e aberto para a formação continuada e imerso no atual contexto tecnológico, necessário para a moderna execução das práticas computacionais. Deverá ter pleno conhecimento sobre a ética que rege a profissão, aptidão pessoal que lhe permita avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Deverá, ainda, possuir uma combinação de aptidões pessoais, tais como: habilidade numérica, raciocínio lógico e capacidade de memorização.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deverá caracterizar-se como um profissional crítico, ético, lúcido e solidamente capacitado para planejar, organizar, liderar e dirigir as atividades de controle e coordenação de equipes de produção de software nas empresas, com uma visão ao mesmo tempo holística e estrutural, sem perder de vista as particularidades regionais.

O conhecimento regional possibilitará ao profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas contribuir para o desenvolvimento do ambiente em que vive e atua. No entanto, para atender às necessidades locais/regionais é necessário que a formação propicie o conhecimento macro, a partir do que será possível o redirecionamento necessário.

O que se propõe, portanto, é que o profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado pela Faculdade AJES tenha consciência de sua importância no cenário dos Negócios e Sistemas de Informação, e que, através do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar, seja capaz de adquirir qualidades que o mercado exige, pautando suas ações em sólidos conhecimentos técnico-científicos, na ética e na responsabilidade social, buscando especializar-se constantemente, a fim de manter-se atualizado e competitivo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

As DCN’s para educação tecnológica de graduação são abrangentes e clara no tocante à relação de habilidades e competências específicas a serem requeridas do formando egresso/profissional, as quais são abaixo transcritas, corroborando, assim, o comprometimento desta IES para que os conhecimentos necessários à materialização das respectivas competências e habilidades específicas sejam efetivamente alcançados. Outrossim, demais competências e habilidades inerentes ao perfil do egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da AJES já aparecem enviesadas nos campos em que são citadas particularidades para o exercício da profissão da computação e informática na região norte e centro oeste. São competências a serem apresentadas pelo egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade AJES, de acordo com as DCN’s:

  1. Ser capaz de exercer com ética e profissionalismo as atribuições e prerrogativas, que são prescritas através de legislação específica da profissão, aplicando adequadamente a legislação inerente à computação e informática;
  2. Apresentar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade computacional, sendo capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação e de controles gerenciais que possibilitem melhorar com eficiência e eficácia o seu desempenho profissional;
  • Ser capaz de desenvolver, elaborar e analisar os diversos relatórios gerenciais, usando raciocínio lógico e crítico-analítico, que visa contribuir para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários;
  1. Ter capacidade de articulação e liderança no desenvolvimento de equipes multidisciplinares para o manuseio de dados e geração de informações gerenciais;
  2. Ter capacidade de pensar e de inserir suas ideias no conhecimento já disponível, de maneira crítica, pessoal e consistente;
  3. Ter capacidade de entender as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do meio em que se insere mais especificamente da região centro oeste e note brasileira, assim como as transformações que estão ocorrendo nessas relações, pela internacionalização da economia e do avanço científico e tecnológico;
  • Ter capacidade de lidar com mudanças, enfrentando as novas situações e os impactos que as complexas transformações vêm se operando no mundo contemporâneo e principalmente nas organizações;
  • Ter capacidade de entender e assumir a formação profissional como um processo contínuo de construção de competências, que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes.

A construção das competências descritas exige do aluno a apreensão, dentre outras, das seguintes habilidades:

  1. Habilidade de manter relações interpessoais que estimulem confiança e solidariedade e que enfatizem a importância do espírito de equipe;
  2. Habilidade de expressar-se de maneira clara e objetiva, tanto oralmente quanto por escrito; de redigir os relatórios para seus usuários;
  • Habilidade de utilizar raciocínio lógico e analítico, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
  1. Habilidade de analisar problemas, identificando as variáveis que os constituem e/ou determinam, bem como os tipos de relação que mantêm entre si, como condição para propor e/ou implementar medidas que visem a solucioná-los;
  2. Habilidade de demonstrar flexibilidade e adaptabilidade nas relações interpessoais e na prática profissional;
  3. Habilidade de agir ética e profissionalmente, de modo a demonstrar a compreensão da organização como um todo articulado e sistêmico, constituído de múltiplas relações que se operam tanto em nível interno quanto em nível externo;
  • Habilidade de propor, implementar e avaliar modelos inovadores de gestão e controles, que possibilitem a melhoria e desenvolvimento contínuo do ambiente em que atua.

Em síntese, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ora proposto visa a seguinte formação:

  1. Humana – possibilitando ao egresso, dentro de princípios éticos e morais, agir com o discernimento necessário que requer o trabalho com pessoas, atuando com retidão, liderança, disciplina e respeito;
  2. Generalista – exercer a profissão nas diferentes áreas da computação e informática nos diversos tipos de organização;
  3. Crítico-conceitual – permitindo conhecer, analisar e interpretar, na perspectiva das relações internas e externas, seu meio de atuação, bem como nele promover as intervenções que se mostrarem pertinentes;
  4. Técnica – instrumentalizando o profissional com informações, métodos, técnicas e recursos necessários ao desempenho das tarefas específicas às suas funções.

Dessa forma, as disciplinas que constam na matriz curricular do curso, bem como as atividades extracurriculares, têm por meta a construção do perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da AJES, com as respectivas competências e habilidades aqui apresentadas, formando não somente um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas sim um agente capaz de encontrar soluções para questões empresariais as mais diversas, sendo este o profissional desejado atualmente pelo mercado, cada vez mais exigente e competitivo.  

Aliadas às atividades curriculares e extracurriculares, o Projeto Pedagógico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta também:

  1. Atividades de Capacitação Docente – objetivam manter o corpo docente em constante atualização e aperfeiçoamento, buscando a manutenção e o aprimoramento da qualidade do ensino;
  2. Atividades de Extensão Comunitária/Projeto Integrador – com o intuito de ambientar os futuros profissionais à realidade social à sua volta, têm o propósito de desenvolver a consciência social e, ao mesmo tempo, contribuir, por meio de intervenção crítica, competente e responsável, para a orientação e solução de problemas junto às comunidades representadas na IES pelos respectivos alunos.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho do Analista de Sistemas é amplo, uma vez que seus serviços são indispensáveis para o funcionamento de qualquer sistema, seja ela do setor público ou privado. No atual contexto do desenvolvimento econômico e internacionalização dos mercados, o profissional analista de sistema é desafiado na busca de diferenciais competitivos que envolvam sua formação acadêmica, bem como competências e habilidades que o tornam apto a empreender novas estratégias frente às mudanças ocorridas no ambiente organizacional. Esses diferenciais são capazes de influenciar positivamente o perfil do profissional para alcançar sua colocação no mercado de trabalho, além de manter essa posição ao longo do tempo.

O nível de escolaridade ou qualificação pode variar de região para região e ser fator de diferenciação no mercado de trabalho e no nível de empregabilidade a ser alcançada pelos profissionais de uma determinada área de conhecimento. A demanda por profissionais de sistema avança no mesmo ritmo do crescimento econômico da região. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve apontar para a formação de um profissional generalista, capaz de compreender os avanços que impactam diretamente a sua área de atuação, mas considerando também as características e vocações da região onde está inserido.

Nesse sentido, vale ressaltar que os sistemas está presente em todos os setores, desde o controle financeiro pessoal até em empresas multinacionais, sem deixar de lado o setor público e as entidades sem fins lucrativos e não estatais. As áreas de atuação de sistemas abrangem qualquer atividade que exija desenvolvimento e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização.

O mercado de Sistemas se mostra capaz de abrir muitas perspectivas para o futuro, com condições de crescimento e carreira sólida. Destaque para as áreas de Desenvolvimento de aplicativos, Mineração de Dados, Big Data, Inteligência Artificial, Business Intelligence, Tecnologia da informação, sendo uma excelente opção para quem busca carreiras promissoras.