Os objetivos de cada curso demonstram os propósitos pensados, a contribuição para o crescimento regional e nacional, a compatibilidade entre as habilidades e competências almejadas, a combinação das diretrizes curriculares nacionais com as suas modalidades de ensino superior e, principalmente, a completa incorporação entre a identidade Institucional da IES e a formação profissional que torna possível a inserção do aluno no mercado de trabalho.
O curso de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade AJES, em consonância com políticas da IES e as orientações definidas nas Diretrizes Curriculares vigentes, no PPI e PDI, elenca seus objetivos gerais e específicos conforme a seguir:
A AJES tem como um de seus principais objetivos preparar profissionais éticos e competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento da região e o bem-estar e qualidade de vida de seus cidadãos. Para tanto, ciente de sua responsabilidade social, busca a compreensão das reais necessidades e caminhos para que esse desenvolvimento ocorra, primando pela inclusão social de seus alunos e egressos e desenvolvendo atividades educacionais de nível superior condizentes com o que se espera de uma Instituição, cujos princípios, em sua solidez, permitam responder com prontidão e eficiência aos muitos desafios de uma sociedade em constante transformação.
Por sua vez, o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade AJES tem como objetivos gerais a formação de profissionais para atuarem nas áreas de Saneamento, Meio Ambiente, Saúde Pública, e outras atividades para atender a demanda da sociedade, especialmente, mas não só, da região amazônica. Essa atuação deve ser de maneira crítica, debatendo temas atuais, relacionando a globalidade, universalidade, localidade e particularidade, visando ao crescimento sustentável da agricultura e da pecuária e ao bem-estar das populações urbanas e rurais. Além disso, pretende formar profissionais com capacidade de gerenciar e executar projetos, de organizar e coordenar equipes a fim de buscar soluções técnicas ajustadas às demandas existentes, sob os aspectos econômicos, ambientais e sociais. Ao proposto acima, inclui-se a proposição de estimular a visão empreendedora e humanística, além do constante aprimoramento técnico dos egressos, sem que haja distanciamento dos mesmos com as condições socioculturais inerentes ao homem do campo, em suas regiões de atuação.
O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental e Sanitário no Brasil atualmente está em pleno crescimento, pois, em nossa contemporaneidade, é quase impossível pensar em uma organização de médio ou grande porte funcionando sem cumprir o processo de licenciamento ambiental e as condicionantes e restrições de sua licença ambiental; ou sem a estruturação e implantação de um sistema de gestão ambiental, sendo que o Engenheiro Ambiental e Sanitário é o profissional mais qualificado para implementação e operacionalização desses processos. Em uma visão mais abrangente, o Engenheiro Ambiental e Sanitário da Faculdade AJES deverá ter capacidade de exercer gestão de equipes multidisciplinares em regiões com diferentes índices de desenvolvimento, adequando seus conhecimentos técnicos às condições econômicas e sociais estabelecidas, buscando constantemente inovação tecnológica para si e seus pares.
Pode-se ressaltar que o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, com estes objetivos, incentiva e valoriza a autonomia intelectual dos estudantes, o desenvolvimento de suas habilidades, do espírito científico e do pensamento reflexivo, a realização de atividades de extensão, de projetos multidisciplinares, o trabalho em equipe, a aproximação com a prática profissional, bem como o empoderamento do estudante como profissional da área ambiental, assim participando e colaborando com a efetivação destes objetivos junto à Coordenação de Curso.
O aluno egresso do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade AJES deverá estar preparado para desenvolver suas atribuições, pautadas em sólido conhecimento técnico-científico, demonstrando competência e atitudes éticas e responsáveis, de forma a desenvolver relacionamentos de confiança íntegros e de confiança com o campo de trabalho e a sociedade em geral.
A complexidade socioeconômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos profissionais de engenharia necessários para atender a demanda pelo exercício profissional nas suas diferentes áreas de trabalho. Dessa forma, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e princípios das engenharias e com visão sustentável e social. Nesse sentido, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária apresenta como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro generalista, com sólida formação técnico-científica e formação humanística, postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, consciência solidária dos problemas de seu tempo, do seu espaço, capaz de atuar em todos os níveis tecnológicos, com rigor técnico e científico, significando os princípios éticos e legais e a compreensão da realidade social, cultural e econômica em seu meio, capacitado a atuar para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, contidas na Resolução CNE/CES Nº 2 de 24 de Abril de 2019, o perfil dos egressos de um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária terá como base uma sólida formação científica, técnica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O perfil do egresso deve compreender entre outras as seguintes características:
Espera-se também que o egresso seja habilitado a atuar competitivamente em um planeta globalmente integrado, antecipando-se às constantes variabilidades e transformações de mercado, percebendo as vantagens competitivas oferecidas por uma economia aberta e sabendo tirar proveito de tal irreversível processo. Além disso, o profissional formado pela Faculdade AJES precisa entender a realidade da região onde está inserido, buscando atender às necessidades específicas das pessoas, empresas e das instituições sociais que dela fazem parte.
Para consolidar concretamente o perfil definido, mister se faz definir-se algumas competências e habilidades exigíveis no processo de formação profissional dos egressos, tais como:
O curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária tem, por objetivo, dotar o profissional de conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades previstas na Resolução CNE/CES 02, de 24 de abril de 2019, Sendo:
I — Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:
II — Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
III — Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:
IV — Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
V — Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
VI — Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
VII — Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:
VIII — Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENGENHEIRO AMBIENTAL E SANITÁRIO
O desenvolvimento do perfil e das competências estabelecidas para o egresso do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária visam à atuação em campos da área geral e correlatas, podendo compreender uma ou mais das seguintes áreas de atuação:
O profissional egresso estará ainda apto para o exercício da profissão de engenheiro ambiental e sanitarista, com todas as atribuições profissionais previstas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) referentes a: administração, gestão e ordenamento ambientais; monitoramento e mitigação de impactos ambientais; sistemas de abastecimento de água; sistemas de captação e tratamento de efluentes; gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos; controle da poluição ambiental; instalações prediais hidrossanitárias; saneamento de edificações, locais públicos; saneamento de alimentos.