GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM FARMÁCIA

Autorizado pela Portaria Ministerial n 1.096 de 20 de dezembro de 2022

OBJETIVOS DO CURSO

Os objetivos do Curso de Farmácia foram concebidos em conformidade com a Resolução CNE/CES Nº 6, de 19 de outubro de 2017, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação de Farmácia, implementados buscando-se uma coerência com o perfil profissional do egresso, com a estrutura curricular proposta, com o contexto educacional atual, com as características locais e regionais e, sobretudo, com práticas inovadoras do campo da Farmácia.

Objetivo Geral

O Curso de Farmácia da Faculdade AJES reflete os objetivos preconizados nas DCN do Curso, na legislação educacional e nos documentos e na missão Institucional. Visa proporcionar conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos para formação de Farmacêuticos críticos, competentes e capazes de interagir socialmente, preparando-os para trabalhar com o medicamento no aspecto social, científico e tecnológico, pautados na ética e comprometidos com as políticas de saúde e com as particularidades das demandas regionais, onde a assistência farmacêutica crítica e efetiva, em todos os níveis das diversas ações de saúde individuais e coletivas vem se desenvolvendo.

Objetivos Específicos

 * Oferecer um currículo sólido, inovador, atento às demandas do desenvolvimento social atual, proporcionando ao aluno habilidades empreendedoras, criativas e autônomas;

  • Proporcionar formação contextualizada com inserção institucional da IES, política, geográfica e social;
  • Propor discussões teóricas e filosóficas que motivem a sensibilidade humanista, o posicionamento moral e o senso crítico, para que o aluno possa agir eticamente no campo da Farmácia;
  • Apresentar um percurso formativo interdisciplinar, para que o aluno seja capaz de participar do desenvolvimento da sociedade brasileira, respeitando a diversidade, a justiça, a equidade e a solidariedade;
  • Trabalhar ações inovadoras a partir das metodologias ativas de aprendizagem, proporcionando ao aluno a adequação entre teoria e prática;
  • Estimular a produção científica e a extensão através dos projetos institucionais;
  • Promover a integração do Curso com a comunidade do entorno da Faculdade AJES, através do fortalecimento do eixo ensino-pesquisa-extensão, objetivando a complementação da formação do aluno e a melhoria das condições de vida da população;
  • Formar farmacêuticos comunicadores e líderes com competência para o trabalho em equipe multiprofissional a fim de, com embasamento teórico, responsabilidade e comprometimento, facilitar a tomada de decisões na área da saúde;
  • Capacitar para o exercício das atividades relacionadas às Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas;
  • Desenvolver habilidades de educador e promotor da saúde de forma integrada e contínua as demais instancias do sistema de saúde e de forma colaborativa com os demais profissionais;
  • Formar profissionais que reconheçam a importância e o impacto do exercício profissional na saúde da população, na consolidação das políticas públicas e fortalecimento do setor saúde em nosso país.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O perfil profissional almejado do egresso do Curso de Farmácia da Faculdade do AJES está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Remetendo às DCNs (Resolução CNE/CES nº 6/2017), o caput do artigo 3º estabelece que "o Curso de Graduação em Farmácia tem, como perfil do formando egresso/profissional, o Farmacêutico, profissional da área da Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade". Em seu parágrafo único, o artigo 3º determina que "a formação deve ser pautada em princípios éticos e científicos, capacitando-o para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviço e de produtos para a saúde".

O Farmacêutico egresso do Curso de Farmácia da AJES deve ser um profissional que alie a compreensão dos fundamentos teóricos da ciência à visão global atualizada da sociedade e à preocupação com o meio-ambiente; que assume um perfil de inserção cidadã, humanista e generalista, com capacidade de análise e reflexão crítica sobre a realidade, e ainda com o domínio das competências cognitivas e práticas da área escolhida. Dessa forma, a ênfase é na construção do aluno-cidadão, considerando os aspectos profissionais e humanos, de forma que favoreça sua inserção no mercado de trabalho e sociedade.

 Para viabilizar a formação (humanista, crítica, reflexiva e generalista) do egresso, o PPC e o currículo do curso têm se voltado para as ações dos seguintes aspectos centrais:

oferecer sólida formação, fundamentada em princípios éticos e científicos, tendo em vista o exercício de atividades nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, com provisão de atenção contínua, integral, responsável e humanizada, no âmbito da Assistência Farmacêutica, Farmacovigilância, Vigilância Sanitária, Regulação, em consonância com a Política Nacional de Medicamentos e as Políticas Nacionais de Saúde, voltadas para o paciente/família/comunidade;

 oferecer conhecimentos referentes aos fármacos, aos medicamentos e à assistência farmacêutica, de forma integrada, com formação em análises clínicas, toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade;

 capacitar para avaliação crítica e humanística da sociedade, nos seus aspectos biopsico-sociais, para trabalhar, participar e agir como profissional promotor de integração sistêmica entre ações e serviços de saúde, em diferentes níveis de complexidade, e

 formar profissional proativo, empreendedor, conhecedor do perfil epidemiológico da região, comunicativo, educador e líder, buscando sempre estar inserido nas discussões e ações que envolvam assistência farmacêutica como parte essencial para o desenvolvimento de políticas

públicas de saúde, sendo capaz de atuar tanto na parte assistencial como na administrativa.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 

Em conformidade com o Art. 5º da DCN’s, a formação profissional dos egressos envolve a articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes acerca dos seguintes eixos, a saber:

1) "Cuidado em Saúde", o qual se define por um conjunto de ações e serviços para o indivíduo, família e comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida, pautada no acolhimento do indivíduo, no acompanhamento farmacoterapêutico, na realização e avaliação de exames clinicolaboratoriais, na promoção e educação em saúde;

2) "Tecnologia e Inovação em Saúde", o qual se define pelo conjunto de conhecimentos empregados na pesquisa, no desenvolvimento, na produção, de bens e serviços, no âmbito da Tecnologia e na solução de problemas tecnológicos que tenham repercussão positiva na saúde individual e coletiva, no âmbito da Inovação, ambos relativos à garantia da qualidade de produtos, processos e serviços farmacêuticos; e,

 3) "Gestão em Saúde", o qual se define por processos de caráter técnico, político e social para integrar recursos e ações para produção de resultados, pautado na identificação e registro das necessidades de saúde, na elaboração, implementação e acompanhamento de planos de intervenção e na promoção do desenvolvimento de pessoas e equipes.

Para atingir esse nível de preparação, o futuro profissional de Farmácia deverá receber uma sólida formação que propicie a aquisição de conhecimentos relativos às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ética e Bioética; Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Farmacêuticas. Em seu processo de formação o estudante/formando é o foco do processo ensino-aprendizagem, e o professor o facilitador/mediador deste processo, conduzindo o estudante/egresso de maneira que consiga captar e colocar em prática os conhecimentos recebidos, obtendo com isso a desenvoltura necessária para atuação nos ambientes de trabalho. Entendendo a formação profissional como um contínuo de construção de competências e habilidades, e considerando a necessidade de atualização constante, o egresso deve ter como princípio a educação continuada, enquanto um processo permanente de estudo que garantirá sua atuação na sociedade, de forma competente e responsável. Assim, observa-se que o perfil profissional do egresso do Curso de Farmácia da AJES expressa às competências do egresso, em conformidade com as DCNs e articula com necessidades locais e regionais, sendo ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, com o oferecimento de conteúdos elencados nas disciplinas de Toxicologia em Defensivos Agrícolas e na disciplina de Estágio Supervisionado Especificidades Loco-regionais.