Curso de Formação Continuada em Currículo e Metodologias da Educação do Campo

Concepção de educação para a transformação da sociedade. Histórico sobre o currículo e educação do campo e relação escola-família-comunidade na construção desse currículo. Políticas públicas e a educação do campo. Gestão escolar na educação do campo e a construção coletiva de seu projeto político pedagógico. Identidade da escola e do sujeito do campo. Conteúdos e matrizes pedagógicas e formação de professores da educação do campo. Ciclos de formação humana na educação do campo. Pedagogia da alternância, itinerância, Casa da Família Rural. Avaliação na educação do campo. Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo. Planejamento e didática na educação do campo. Interdisciplinaridade como perspectiva transformadora. Classes multisseriadas no contexto educacional brasileiro e na educação do campo. Organização de um currículo integrado.

1. Proposta curricular – educação do campo em construção
2. Currículo da educação do campo
3. Materialidade do currículo da educação do campo I
4. Possibilidades metodológicas
5. Materialidade do currículo da educação do campo II
6. Educação do campo e o trabalho com classes multisseriadas

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Poder Legislativo, 9 abr. 2002.
Caldart, Roseli S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 32. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
MST. Escola itinerante do MST: História, Projeto e Experiências. In: Caderno da Escola Itinerante, Curitiba: MST, Ano VIII – n. 1, abr. 2008.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, Governo do Paraná, Curitiba, 2006.
SOUZA, Maria Antônia. Licenciatura em Pedagogia: fundamentos teóricos metodológicos da educação do campo. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

ARROYO, M. G. Escola: terra de direito. In: ROCHA, M. I. A.; HAGE, S. M. (Orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 119-140.
FANCK, Clenir. Entre a Enxada e o Lápis: a prática educativa na Casa Familiar Rural de Francisco Beltrão / Paraná. Porto Alegre: UFRS, 2007, 149 p. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação.
KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
Pistrak, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
SILVA, Mônica Ribeiro da. Concepções de educação, currículo e reformas educacionais: elementos para pensar a educação do campo. In: Educação do Campo em Movimento: Teoria e prática cotidiana. Curitiba: Editora UFPR, 2010. v. 1. p. 289-310.

Currículo e Metodologias da Educação do Campo 120 HORAS