CURSO LIVRES

Investimento:
Investimento R$ 150,00 Dividido em 2 vezes de R$ 75,00
Carga horária do Curso: 120

Curso de Formação Continuada em Pensamento Científico na Educação

Sobre este curso

EMENTA


Introdução ao pensamento científico. Os principais tipos de conhecimento. As posições da ciência moderna. Evolução da ciência e do pensamento científico no ambiente acadêmico. Os profissionais da educação e a importância do acompanhamento do trabalho científico da atualidade. A escola como local de conhecimento. Ciência como sistema de busca e produção de conhecimento. Aprendizagem em rede. Prática docente e gestão do conhecimento. Projeto científico.

Conteúdo do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1. Discussões sobre ciência
2. A natureza do conhecimento
3. Método científico: a sistematização do conhecimento
4. Sociedade do conhecimento e o acesso à informação
5. Ensinar e aprender cientificamente
6. Aprendizagem em rede
7. Gestão do conhecimento na prática docente
8. Pensamento científico

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ARETIO, L. G. Sociedad del conocimiento y educacion. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distância, 2012.
DEMO, P. Praticar ciência: metodologias do conhecimento científico. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


CASTELLS, M. A sociedade em rede. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
NORTHEDGE, A. Técnicas para estudar com sucesso. Florianópolis: Ed. UFSC, 1998.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Grade

Pensamento Científico na Educação 120 HORAS
Carga Horária Total: 120