EMENTA
Introdução ao pensamento científico. Os principais tipos de conhecimento. As posições da ciência moderna. Evolução da ciência e do pensamento científico no ambiente acadêmico. Os profissionais da educação e a importância do acompanhamento do trabalho científico da atualidade. A escola como local de conhecimento. Ciência como sistema de busca e produção de conhecimento. Aprendizagem em rede. Prática docente e gestão do conhecimento. Projeto científico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Discussões sobre ciência
2. A natureza do conhecimento
3. Método científico: a sistematização do conhecimento
4. Sociedade do conhecimento e o acesso à informação
5. Ensinar e aprender cientificamente
6. Aprendizagem em rede
7. Gestão do conhecimento na prática docente
8. Pensamento científico
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARETIO, L. G. Sociedad del conocimiento y educacion. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distância, 2012.
DEMO, P. Praticar ciência: metodologias do conhecimento científico. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
NORTHEDGE, A. Técnicas para estudar com sucesso. Florianópolis: Ed. UFSC, 1998.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Aula 100% on-line, com vídeoaulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.
Pensamento Científico na Educação | 120 HORAS |