Curso de Formação Continuada em Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades TGD

A disciplina tratará sobre a visão social e as novas possibilidades e olhares para o Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; as características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; definição e encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; definição e conceituação das Altas Habilidades e Superdotação; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com a presença e formação para os pais/responsáveis para a questão da inclusão; quais são as “costuras” relevantes para que os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação consigam participar do meio em que vivem de maneira consciente para todos.

1. Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas
2. Autismo
3. Síndrome de Rett
4. Síndrome de Asperger
5. A Educação Especial e TGD
6. Como reconhecer o aluno com Altas Habilidades – diagnóstico
7. Desenvolvendo a superdotação na teoria e na prática
8. O papel da família, da escola e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades

ORRÚ, Sílvia. Autismo, Linguagem e Educação: Interação social no cotidiano escolar. Ed. Wak. Rio de Janeiro, 2012.
GONZÁLEZ, Eugênio e Colaboradores. Necessidades Educacionais Especiais: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2007.
HONORA, Márcia. FRIZANCO, Mary. Esclarecendo as Deficiências. Rio de Janeiro. Ed. Ciranda Cultural, 2008.

PAROLIN, Isabel. Aprendendo a Incluir e incluindo para aprender. São José dos Campos. Ed. Pulso, 2006.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PUF: Le Fil rouge. SAMPAIO, Simaia. FREITAS, IVANA. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro. 2.Ed. Editora Wak, 2014.
HAGBERG, B. Witt Engerstrom. Rett syndrome: a suggested staging system for describing impairment profile with increasing age towards adolescence. AmJ Med Genet Suppl; 1:47–59, 1986.
LIMA, Pricila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avecamp, 2006.

Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades – TGD 120 HORAS