Curso de Formação Continuada em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. Softwares de acessibilidade, funções e usos. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias.

1. Tecnologia assistiva – história, definição e conceito
2. Categorias de tecnologia assistiva I
3. Categorias de tecnologia assistiva II
4. Conhecendo a CIF (Conselho Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde)
5. Softwares de acessibilidade I – categorias e exemplos
6. Softwares de acessibilidade II – categorias e exemplos
7. O que é comunicação alternativa
8. Sistema de símbolos gráficos – PCS
9. Equipamentos e materiais a serviço da acessibilidade
10. Sala de recursos multifuncional

GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S.. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, 2012.
MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.) O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
SONZA, Andréa Poletto; KADE, Adrovane; FAÇANHA, Agebson; REZENDE, André Luiz Andrade; NASCIMENTO, Gleison Samuel do; ROSITO, Maurício Covolan; BORTOLINI, Sirlei; FERNANDES, Woquiton Lima (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais, 2013

Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL (Org.). Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. São Paulo: ITS BRASIL, 2008.

Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa 120 HORAS