CURSO LIVRES

Investimento:
Investimento R$ 90,00 Dividido em 2 vezes de R$ 45,00
Carga horária do Curso: 40

Curso de Extensão em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Física

Sobre este curso

EMENTA


O ensino de Ciências, em especial o de Física no Ensino Médio. Apresentação histórica do ensino de Ciências no Brasil, desde o período colonial até a discussão a respeito dos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Resolução de Problemas. Atividades Experimentais. História da Ciência como ferramenta no ensino de Física. Abordagem CTSA.

Conteúdo do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1. A Física do ensino médio
2. Análise dos PCN e o ensino da Física
3. Resolução de problemas no ensino da Física
4. Teoria e experimentação no ensino da Física
5. História da ciência como ferramenta no ensino de Física
6. Educação CTSA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L. V. dos S. Atividades Experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino médio (Pcnem). Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília. MEC/SEF, 2000.
RICARDO, Eli C.; FREIRE, Janaína C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2007.
SÉRÉ, M. G. O papel da experimentação no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


REIS, André S. dos; SILVA, Maria D. de B.; BUZA, Ruth G. C. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino, v. 5, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.
REZENDE, Flavia; LOPES, Arilise Moraes de Almeida; EGG, Jeanine Maria. Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 185-196, 2004.
ROSA, Cleci Werner da; ROSA, Álvaro Becker da. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Ibero-americana de Educação, 2013. Disponível em http: . Acesso em: 17 nov. 2018.

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EaD-AJES.

Grade

Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Física 40
Carga Horária Total: 40