Parcela única de R$ 79,00
Carga horária do Curso: 60 horas

Curso de Extensão em Avaliação e da Aprendizagem

Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico que contribua para a prática pedagógica dos profissionais da educação no tocante das dificuldades de aprendizado da comunidade escolar.

Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Avaliação e ética 2. Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem 3. Políticas públicas de avaliação 4. Avaliação da educação básica e da educação superior 5. Avaliação como estratégia de gestão educacional 6. Interdependência entre avaliação, currículo e escola 7. Avaliação da aprendizagem – fundamentos teóricos e metodológicos 8. Avaliação da aprendizagem – metodologias, técnicas e instrumentos

Aula 100% on line via plataforma EaD-AJES Público-alvo: Pedagogos, psicólogos e educadores das redes pública e privada. Demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Avaliação da Educação e da Aprendizagem 60 horas
Carga Horária Total: 60 horas