Curso de extensão em Alfabetização das Séries Inicias

Ao final deste Curso de ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAS, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

• Analisar como o processo de alfabetização surge na Antiguidade.
  • Reconhecer a importância do surgimento das cartilhas para o processo de alfabetização.
  • Descrever o processo de alfabetização nos dias atuais
  • Definir o conceito de alfabetização.
  • Definir letramento.
  • Identificar os métodos de alfabetização e os seus pressupostos teórico-metodológicos.
  • Distinguir alfabetização de letramento.
  • Apresentar a evolução do conceito de letramento e a sua aplicação no ensino.
  • Interpretar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e como elemento fundamental no processo de alfabetização e letramento.
  • Identificar a avaliação na alfabetização como um instrumento fundamental na qualificação desse processo.
  • Reconhecer que a avaliação deve estar de acordo com a prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento.
  • Identificar o que caracteriza um material pedagógico e aqueles que podem ser produzidos na escola.
  • Definir o significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico.
  • Analisar os tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funçõe
  • Definir o significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico.
  • Analisar os tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funções.
  • Reconhecer a importância do uso das tecnologias no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultoIdentificar em quais situações a tecnologia contribui para a alfabetização de crianças, jovens e adultos.
  • Verificar o papel dos jogos educativos digitais nos processos de alfabetização.

1) O Contexto Histórico da Alfabetização

2) A formação do professor Alfabetizador

3) Alfabetização e Letramento

4) Alfabetização e letramento: a questão dos métodos

5) A Avaliação na Alfabetização

6) Avaliação na alfabetização: o contexto do letramento

7) A importância dos jogos

8) Ambiente Alfabetizador

Aula 100% on line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Carga Horária Total: 60 horas