Curso de extensão em Alfabetização de Jovens e Adultos I

Ao final do CURSO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

• Discutir o histórico da educação de jovens e adultos no Brasil.
  • Definir a organização e os objetivos da educação de jovens e adultos.
  • Indicar dados relativos à educação de jovens e adultos e políticas contemporâneas.
  • Identificar, criticamente, as bases determinantes para um novo olhar na educação de jovens e adultos.
  • Indicar instrumentos que permitam um melhor desempenho do processo de ensino-aprendizagem, no que tange à alfabetização.
  • Relacionar o papel do educador na valorização do processo de construção do letramento e da alfabetização, a partir de conceitos previamente adquiridos pelo aluno.
  • Analisar o papel da leitura e da escrita na interação e no posicionamento do indivíduo em sociedade.
  • Reconhecer os ideais políticos e sociais do Método de Paulo Freire na educação proposta a jovens e adultos.
  • ​​​​​​​Identificar que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra.
  • Apontar os temas geradores como importantes instrumentos de uma Educação Libertadora.
  • Conceituar numeramento a partir da analogia com a definição de letramento.
  • Discutir as abordagens teóricas para o ensino de matemática na perspectiva do numeramento.
  • Identificar propostas pedagógicas que desenvolvam o conhecimento de numeramento.
  • Identificar o que caracteriza um material pedagógico e aqueles que podem ser produzidos na escola.
  • Definir o significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico.
  • Analisar os tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funções.
  • Reconhecer a importância do uso das tecnologias no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos.
  • Identificar em quais situações a tecnologia contribui para a alfabetização de crianças, jovens e adultos.
  • Verificar o papel dos jogos educativos digitais nos processos de alfabetização.
  • Identificar diferentes propostas na modalidade de ensino semipresencial, como alternativas para a educação de jovens e adultos.
  • Reconhecer propostas de ensino na modalidade EAD que favoreçam ao educando jovem/adulto a possibilidade de inserção e permanência na EJA.
  • Comparar como é desenvolvido o ensino de jovens/adultos a partir das modalidades semipresenciais e a distância.

1) Educação de jovens e adultos

2) Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos

3) Métodos e processos de alfabetização de jovens e adultos

4) Paulo Freire e a Leitura do Mundo

5) Ensino de matemática e letramento

6) A produção do material pedagógico

7) Uso da Tecnologia na Alfabetização

8) O ensino para jovens e adultos através das modalidades semipresenciais e a distância

Aula 100% on line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Alfabetização de Jovens e Adultos I
Carga Horária Total: 60 horas