Curso de extensão em Práticas Pedagógicas das Séries Inicias do Ensino Fundamental

Ao final do CURSO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

• Identificar os temas centrais à disciplina de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Reconhecer a importância de abordar esses temas em sala de aula.
  • Promover uma aprendizagem significativa no âmbito da disciplina de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Definir os diferentes tipos de planejamento.
  • Reconhecer as funções do planejamento na educação infantil.
  • Identificar as responsabilidades dos envolvidos no planejamento.
  • dentificar as perspectivas pedagógicas.
  • Relacionar as perspectivas pedagógicas com as TICs.
  • Reconhecer as perspectivas pedagógicas na prática do uso das TICs.
  • Descrever as três dimensões de ensino aplicadas à Educação Física.
  • ​​​​​​​Analisar o ensino da dança a partir das dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais.
  • Elaborar uma unidade de ensino para desenvolvimento rítmico.
  • Capacitar o educador no trabalho com a ludicidade nas séries iniciais.
  • Discutir sobre a importância do desenvolvimento da imaginação e fantasia no universo infantil.
  • Motivar o trabalho com as linguagens lúdicas, como teatro, música, jogos infantis, brincadeiras, danças e contação de histórias.
  • Reconhecer o que é linguagem e alfabetização cartográficas e seus principais conceitos.
  • Identificar os principais elementos do mapa.
  • Aplicar os conceitos da cartografia na prática escolar dos anos do ensino fundamental.
  • Desenvolver a capacidade de percepção da leitura e da escrita como conhecimentos formadores de cidadãos críticos e participativos.
  • Identificar alguns mecanismos e estratégias de ensino de língua materna nas séries iniciais.
  • Reconhecer o letramento como produto de participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico.
  • Descrever os objetivos da educação matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Identificar os conteúdos fundamentais para o ensino de matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Reconhecer as principais orientações didáticas para o ensino de matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

1) O saber histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades de uma aprendizagem significativa

2) A prática pedagógica: organização e planejamento

3) Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics

4) Práticas pedagógicas em ritmo e dança

5) A ludicidade nas séries iniciais

6) Como ensinar geografia nas series iniciais

7) Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais

8) Matemática para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Aulas 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Práticas Pedagógicas das Séries Inicias do Ensino Fundamental 60 HORAS/AULAS
Carga Horária Total: