CURSO LIVRES

Curso de extensão em Língua Portuguesa para as Séries Inicias do Ensino Fundamental

Sobre este curso

Ao final do curso de Língua Portuguesa para as Séries Inicias do Ensino Fundamental, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

  • Discriminar correção e avaliação na alfabetização, tendo o erro como hipótese no processo de aprendizagem.
  • Descrever os mecanismos de avaliação da competência leitora.
  • Construir propostas de análise da competência discursiva na produção textual.
  • Questionar as teorias subjacentes à elaboração dos documentos: a proposta de ensino por competências e habilidades.
  • Examinar as propostas de ensino de Língua Portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos referenciais curriculares.
  • Analisar a construção dos descritores da Base Nacional Comum Curricular e a sua regulamentação.
  • Desenvolver a capacidade de percepção da leitura e da escrita como conhecimentos formadores de cidadãos críticos e participativos.
  • Identificar alguns mecanismos e estratégias de ensino de língua materna nas séries iniciais.
  • Reconhecer o letramento como produto de participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico.
  • Reconhecer o uso dos variados gêneros textuais no ensino da língua portuguesa.
  • Identificar o poder social na expressão verbal.
  • Aplicar os variados gêneros textuais na produção autônoma nas séries iniciais.
  • Construir o reconhecimento e a produção autônoma de variados gêneros textuais nas séries iniciais.
  • Desenvolver formas de se trabalhar com a leitura e escrita.
  • Desenvolver formas de se trabalhar com os gêneros textuais.
  • Identificar o marco legal, os objetivos e a organização do ensino fundamental de 9 anos.
  • Relacionar o PNAIC como as principais ações governamentais para o ensino fundamental.
  • Descrever as principais características do ensino fundamental na BNCC.
  • Construir formas de trabalho com a oralidade na educação infantil.
  • Estimular a capacidade de expressão oral do estudante das séries iniciais.
  • Reconhecer a importância do bom desenvolvimento da oralidade na criança.
  • Construir formas de trabalho com a oralidade na educação infantil.
  • Estimular a capacidade de expressão oral do estudante das séries iniciais.
  • Reconhecer a importância do bom desenvolvimento da oralidade na criança.
  • Diferenciar a prática de ensino de Língua Portuguesa com foco no texto da prática de ensino com foco na Gramática Normativa.
  • Analisar a importância de se trabalhar o ensino da escrita na aula de Língua Portuguesa.
  • Reconhecer a forma mais adequada de avaliar dentro de uma perspectiva de educação linguística.

 

 

 

Conteúdo do curso

1) Fundamentos para a avaliação em língua portuguesa na alfabetização e no Ensino Fundamental

2) Pressupostos para o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais: o que dizem os documentos oficiais

3) Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais

4) Os gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita (Parte 1)

5) Os gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita (Parte 2)

6) Ensino fundamental de 9 anos

7) O trabalho com a oralidade nas séries iniciais (Parte 2)

8) Práticas de ensino de escrita: ensino e avaliação

Metodologia

Aula 100% on line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

 

 

Grade

Língua Portuguesa para as Séries Inicias do Ensino Fundamental
Carga Horária Total: 60 horas