Curso de extensão em Educação da Matemática para o Ensino Fundamental

Ao final do curso em Educação da Matemática para o Ensino Fundamental , você deve apresentar os seguintes aprendizados:

• Reconhecer os aspectos históricos do ensino da Matemática.
  • Identificar os aspectos epistemológicos do ensino da Matemática.
  • Analisar os aspectos epistemológicos e históricos na constituição do ensino da Matemática.
  • Explicar os objetivos do ensino de matemática no segundo ciclo do Ensino Fundamental.
  • Rever conteúdos matemáticos do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
  • Definir metodologias compatíveis com a formação necessária para os educandos do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
  • Relacionar comunicação, expressão e Matemática.
  • Reconhecer as formas espontâneas das crianças de resolver problemas matemáticos.
  • Interpretar as diferentes formas de expressão matemática.
  • Diferenciar educação matemática de ensino da Matemática.
  • Identificar as principais tendências do ensino da Matemática.
  • Reconhecer a educação matemática em seu contexto interdisciplinar.
  • Identificar como as crianças desenvolvem ideias matemáticas a partir da visão construtivista.
  • Definir as relações que podemos estabelecer entre o conceito de compreensão e o ensino de Matemática.
  • Contrastar os dois tipos de conhecimentos matemáticos chamados de conhecimento conceitual e conhecimento procedural.
  • Reconhecer a importância do uso das tecnologias digitais no ensino de matemática.
  • Identificar tecnologias digitais disponíveis para o ensino de matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Resolver problemas do cotidiano com auxílio de tecnologias digitais.
  • Reconhecer a tecnologia como uma ferramenta essencial para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
  • Ampliar o olhar sobre as possibilidades de uso da calculadora no contexto escolar.
  • Identificar as contribuições do computador como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de Matemática.
  • Conceituar e ler um número fracionário.
  • Utilizar as técnicas para efetuar operações com frações.
  • Resolver problemas envolvendo as operações com frações.

1) Aspectos históricos e epistemológicos da matemática

2) Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: segundo ciclo

3) Didática da Matemática

4) Tendências atuais de ensino e educação matemática

5) Desenvolvendo a compreensão em Matemática

6) Tecnologias digitais no ensino da matemática

7) Tecnologias e Matemática escolar

8) Número fracionário e operações com fração

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Educação da Matemática para o Ensino Fundamental
Carga Horária Total: 60 horas