Curso de Atividades Complementares em: A Pandemia do COVID-19/Saúde Coletiva para Odontologia
Sobre este curso
Ao final do curso de:A Pandemia do COVID-19/Saúde Coletiva para Odontologia, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
- Descrever a etiologia, os sinais e os sintomas da COVID-19.
- Identificar os métodos diagnósticos e as possibilidades terapêuticas disponíveis.
- Aplicar conhecimentos técnico-científicos na prevenção e na redução do ciclo de transmissão da COVID-19.
- Identificar os conceitos de saúde pública e de saúde coletiva.
- Diferenciar os conceitos de saúde pública e de saúde coletiva.
- Combinar as potencialidades de ambos conceitos para aplicar em situações problemas.
- Descrever o contexto em que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado.
- Definir os conceitos teóricos das diretrizes e dos princípios do SUS.
- Identificar, em exemplos de situações na prática, a base teórica sobre a qual o SUS foi construído.
- Descrever o Pacto pela vida em defesa do Sus e pela Gestão.
- Discutir a organização do Pacto pela Vida em defesa do SUS e pela Gestão nas três esferas em que se organizam.
- Reconhecer as áreas prioritárias no Pacto e o papel dos atores envolvidos nesse processo.
- Identificar as principais manifestações bucais durante a gestação.
- Apontar o período mais indicado para o tratamento odontológico durante a gestação.
- Identificar métodos de educação em saúde bucal para gestantes.
- Estabelecer estratégias de educação em saúde no âmbito da equipe multiprofissional.
- Capacitar a equipe para atuar na identificação de fatores de risco para o desenvolvimento da doença cárie e periodontal.
- Capacitar a equipe de saúde para orientar sobre a prevenção das doenças cárie e periodontal.
- Identificar os principais fatores de risco para o comprometimento da saúde bucal de idosos.
- Utilizar a caderneta de saúde da pessoa idosa como estratégia de educação em saúde.
- Desenvolver estratégias de educação em saúde bucal para idosos.
- Definir vínculo e reconhecê-lo como uma tecnologia leve para a implementação de ações preventivas.
- Justificar o apoio institucional como mecanismo de articulação de ações preventivas.
- Reconhecer o fluxo dos usuários no interior da unidade de saúde como mecanismo de vinculação entre os profissionais e a comunidade.
- Definir e conceituar o que é metabolismo do cálcio e do fósforo no organismo com enfoque no ambiente bucal.
- Explicar como os sais inorgânicos, como o cálcio e o fósforo, estão relacionados com a formação dental.
- Explicar como e onde surge, principalmente, o cálculo dental ou tártaro.
- Definir e conceituar como o processo de desmineralização e remineralização ocorre e suas características.
- Explicar como os sais inorgânicos, como o cálcio e o fósforo, estão relacionados com este mecanismo dinâmico e os seus principais fatores.
- Descrever como e quando este processo interfere no surgimento da doença cárie.
Conteúdo do curso
1) Coronavírus
2) Conceitos de saúde pública e saúde coletiva
3) Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS)
4) Pacto pela vida em defesa do sus e pela gestão
5) Educação em saúde para as gestantes x pré-natal odontológico
6) Educação em saúde bucal na equipe de saúde da família (ESF) – Interdisciplinaridade
7) Educação em saúde para os idosos x política nacional da saúde do idoso
8) Ações preventivas em saúde bucal e o vínculo com a comunidade
9) Metabolismo do Cálcio e Fósforo: implicação na saliva e no processo do cálculo dentário
10) Metabolismo do Cálcio e Fósforo: Processos de Desmineralização e Remineralização Dentária
Metodologia
Aula 100% on line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo: acadêmicos de Odontologia e demais universitários e pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
MATRIZ CURRICULAR
A Pandemia do COVID-19/Saúde Coletiva para Odontologia |
40 horas |
Carga Horária Total: CURSO terá toda a carga horária computada como Atividades Complementares em razão do período de Pandemia - carga horária total de 40horas/aulas