Curso de Atividades Complementares em: A Pandemia do COVID-19/Saúde Coletiva para Fisioterapia

Ao final do curso em A Pandemia do COVID-19/Saúde Coletiva para Fisioterapia, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

• Descrever a etiologia, os sinais e os sintomas da COVID-19.
  • Identificar os métodos diagnósticos e as possibilidades terapêuticas disponíveis.
  • Aplicar conhecimentos técnico-científicos na prevenção e na redução do ciclo de transmissão da COVID-19.
  • Reconhecer os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
  • Identificar as responsabilidades de cada esfera de gestão.
  • Descrever ações específicas da PNPS.
  • Analisar a Política Nacional de Humanização.
  • Reconhecer seus princípios e diretrizes.
  • Identificar a importância da Humanização na constituição dos serviços de saúde.
  • Definir os conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação da saúde.
  • Aplicar exemplos da utilização desses conceitos na prática assistencial de saúde.
  • Identificar as diferenças de saúde preventiva e curativa.
  • Reconhecer a regulação sanitária como política pública de saúde.
  • Avaliar as necessidades de registros na Anvisa de serviços e tecnologias na área da saúde.
  • Discutir os principais desafios da regulação sanitária.
  • Explicar a avaliação eletrodiagnóstica.
  • Caracterizar o exame funcional de dinamometria.
  • Identificar os aspectos relevantes para a utilização da biofotogrametria computadorizada.
  • Identificar os parâmetros temporais e espaciais da avaliação cinemática da marcha.
  • Diferenciar as técnicas utilizadas para a análise cinemática da marcha.
  • Apontar situações em que é necessária a avaliação cinemática da marcha.
  • Definir o histórico e os fundamentos da massoterapia.
  • Analisar os efeitos fisiológicos das principais manobras e técnicas da massoterapia frente ao objetivo terapêutico desejado.
  • ​​​​​​​Elaborar intervenções práticas utilizando a massoterapia nas disfunções cinético-funcionais relacionadas aos tecidos moles.
  • Explicar os fundamentos da ultrassonografia.
  • Descrever a utilização da ultrassonografia cinesiológica na avaliação do sistema musculoesquelético.
  • Relacionar a ultrassonografia cinesiológica aos procedimentos terapêuticos da fisioterapia.

1) Coronavírus

2) Política Nacional de Promoção da Saúde; Política Nacional de Atenção

3) Conceitos de saúde pública e saúde coletiva

4) Humanização da Assistência em Saúde no Brasil

5) Conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação da saúde

6) Novas tecnologias na área da saúde e regulação sanitária

7) Exames funcionais neuromusculoesqueléticos I

8) Avaliação cinemática da marcha

9) Massoterapia

10) Ultrassonografia cinesiológica: avaliação e tratamento

Aulas 100% on line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo: acadêmicos de Fisioterapia e demais universitários e pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

A Pandemia do COVID-19/Saúde Coletiva para Fisioterapia 40 horas
Carga Horária Total: CURSO terá toda a carga horária computada como Atividades Complementares em razão do período de Pandemia - carga horária total de 40horas/aulas
- Acadêmicos AJES benefício de 50% de desconto para pagamento á vista
Valor Pagseguro: R$ 400,00