CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS

Objetivo do curso é contribuir com o conhecimento técnico e científico aos professores, equipe técnica administrativa e aos universitários da rede de ensino, seja pública ou privada.

A linguística é o estudo científico da língua e pode se distinguir em diversos ramos, de acordo com o foco e o interesse do linguista. Abordar os diversos aspectos fonológicos, semânticos e sintáticos da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

1. Conhecendo uma língua
2. O status de língua da Libras
3. O nível fonológico
4. O nível morfológico
5. O nível sintático I
6. O nível sintático II
7. Tópicos em Semântica aplicados à Libras
8. Tempo e Aspecto na Libras
9. Apontamentos úteis ao cotidiano do tradutor-intérprete
10. Classificadores

ANATER, Gisele; PASSOS, Gabriela. Mecanismos de coesão textual visual em uma narrativa sinalizada: língua de sinais brasileira em foco. In:

QUADROS, Ronice Müller de; STUMPF, Marianne Rossi (Org.). Estudos Surdos IV. Petrópolis: Arara Azul, 2009.
AVELAR, Thaís Fleury. Entrevista com tradutores surdos do curso de Letras Libras da UFSC:discussões teóricas e práticas sobre a padronização linguística na tradução de Língua de Sinais. In:
FINAU, Rossana. As marcas lingüísticas para as categorias tempo e aspecto na Libras. In:
QUADROS, Ronice Müller de (Org.). Estudos Surdos III. Petrópolis: Arara Azul, 2008.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística I: Objetos teóricos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística II: Principios de análise. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

GESUELI, Zilda. A narrativa em língua de sinais: um olhar sobre classificadores. In: Müller, Ronice de
Quadros; STUMPF, Marianne Rossi (Org.). Estudos Surdos IV. Petrópolis: Arara Azul, 2009.
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Carga Horária Total: 60 horas/aulas