CURSOS LIVRES

CURSO DE QUALIFICA플O EM: ALFABETIZA플O E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS

Sobre este curso

EMENTA

Abordagem histrica dos conceitos e mtodos de alfabetiza豫o e letramento. Modelos de letramento e prticas de alfabetiza豫o. Os eixos das capacidades lingusticas na alfabetiza豫o: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avalia豫o na prtica pedaggica interdisciplinar. Avalia豫o na alfabetiza豫o. Distrbios de aprendizagem. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.

Contedo do curso

CONTEDO PROGRAM햀ICO

  1. A trajetria dos conceitos de alfabetiza豫o e letramento
  2. Concep寤es e implica寤es atuais dos conceitos de alfabetiza豫o e letramento
  3. Ressignificando os processos de ensinar e aprender
  4. Os desafios do processo de aquisi豫o da lngua escrita
  5. O alfabetizador e a busca por sua identidade

BIBLIOGRAFIA B핿ICA

SOARES, Magda. Alfabetiza豫o e letramento. So Paulo: Contexto, 2012.

Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. (Cole豫o Letramento, Educa豫o e Sociedade).

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um dilogo entre a teoria e a prtica. 12. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MOLL, Jaqueline. Alfabetiza豫o possvel – reinventando o ensinar e o aprender. So Paulo: Media豫o, 2011.

WEISZ, Telma. O dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo: 햠ica. 2011.

FERREIRO, Emlia. Alfabetiza豫o em processo. So Paulo: Contexto, 2013.

FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetiza豫o – Leitura do mundo. So Paulo: Paz e Terra, 2011.

JOLIBERT, Josette; SRAIKI, Christiane. Caminhos para aprender a ler e escrever. So Paulo: Contexto, 2012..

Metodologia

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Pblico-alvo Educadores das redes pblica e privada, profissionais da educa豫o, universitrios da rea de educa豫o e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

MATRIZ CURRICULAR

ALFABETIZA플O E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS 60 horas/aulas
Carga Horria Total: 60 horas/aulas