EMENTA |
|
Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Os eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Distúrbios de aprendizagem. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2012. Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. |
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível – reinventando o ensinar e o aprender. São Paulo: Mediação, 2011. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática. 2011. FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Contexto, 2013. FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização – Leitura do mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2011. JOLIBERT, Josette; SRAIKI, Christiane. Caminhos para aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2012.. |
Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS | 60 horas/aulas |