EMENTA |
|||||||
Quem é o tutor na EaD. Diferentes tipos e modelos de tutoria. Funções e atribuições do tutor. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem a distância. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios na/da prática em ambientes virtuais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
|||||||
|
|||||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|||||||
MATTAR, J. Tutoria e interação em Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012 (Série Educação a Tecnologia). BEHAR, P.A. (org) Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Tutoria no EaD: um manual para tutores. The Commonwealth of Learning. 2003. |
|||||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|||||||
BELLONI, M.L. Educação a Distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009 (Coleção educação contemporânea). MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011. LITTO, F.M. (coord.) Competências para Educação a Distância: matrizes e referenciais teóricos. ABED. 2012. Disponível em http://www.abed.org.br/documentos/Competencias_Final_Ago2012.pdf |
Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Atuação da Tutoria na Educação a Distância | 60 horas/aulas |