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CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA ENTENDER A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA

Sobre este curso

EMENTA

História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão; Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva.

Conteúdo do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. História da educação de surdos no Brasil
  2. A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição
  3. Abordagens educacionais para surdos
  4. Bilinguismo
  5. Concepções de surdez
  6. Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro
  7. História e conceito de cegueira e baixa visão
  8. Estimulação visual
  9. Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdocegueira
  10. Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Portal do Ministério da Educação (MEC). Saberes e práticas da inclusão. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2016.

  . Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com deficiência física/ neuromotora. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

  . SDHPR – Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD. 2009. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/tecnologia-assistiva>. Acesso em: 7 jul. 2016.

  . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Disponível em:

<http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso em: 7 jul.2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABREU, Maria Cristina Barreto Fernandes de. Desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência mental. Dissertação (Mestrado). Programa de Mestrado em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, 2006.

GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda. Aprendizagem e desenvolvimento das funções complexas do pensamento e a deficiência intelectual na perspectiva histórico- cultural. In: SHIMAZAKI, E. M; PACHECO, E. R. (org.). Deficiência e inclusão escolar. Maringa: Eduem, 2012.

MILANEZ, Simone Ghedini Costa; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência Intelectual: a política, as concepções e a avaliação. Disponível em:

www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_10_milanez.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2016.

MOREIRA,     Patrícia     Aparecida     Leite.     O     fator     linguístico     na     aprendizagem      e desenvolvimento cognitivo da criança surda. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade. Disponível em:

<http://www.editora-arara-azul.com.br/revista/03/compar1.2.php>.



 

Metodologia

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

MATRIZ CURRICULAR

DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas
Investimento:
Investimento R$ 160,00
Parcelado em 4 vezes de R$ 40,00
Valor Pagseguro: R$ 140,00
Carga horária do Curso: 60 horas/aulas

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