CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL

Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

1. Conhecendo a surdez
  2. Percurso histórico da surdez e de outras necessidades especiais
  3. Paradigmas de atendimento educacional
  4. Concepção de sujeito
  5. O surdo e suas relações sociais
  6. Filosofias educacionais
  7. Conhecimentos jurídicos
  8. Escola e sociedade inclusiva
  9. Adaptações curriculares
  10. Libras

BERBERIAN, A. P. et al. Linguagem escrita: Referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus, 2003.

BOTELHO, P. Segredos e silêncios na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

BIANCHETTI, Lucidio; FREIRE, Ida Maria. Um olhar sobre a diferença: Interação, Trabalho e Cidadania. 12. ed. Campinas: Papirus, 2014.

LACERDA, C. B. F.; NAKAMURA, H.; LIMA, M. C. (Org.). Fonoaudiologia: surdez a abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus, 2000.

LACERDA, C.B. F. de e GÓES, M.C.R. de (Org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.

SACHS, Oliver. Vendo vozes – uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

SKLIAR, C. (Org.). Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 6.

ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

SKLIAR, C. “Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças”. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas
Investimento R$ 140,00