CURSO DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ

Caracterização da surdez, levando-se em consideração os aspectos históricos, biológicos e legais do surdo. Traçar um panorama da vivência dos surdos.

1. A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição
  2. História da educação de surdos: da Antiguidade à Idade Moderna
  3. História da educação de surdos: Idade Contemporânea
  4. História da educação de surdos no Brasil
  5. Oralismo e comunicação total
  6. Bilinguismo
  7. Concepções de surdez
  8. Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro
  9. Legislação brasileira e a educação de surdos
  10. Modalidades de atendimento educacional para surdos

CASTRO, Sebastião Vicente de. Anatomia Fundamental. São Paulo: McGraw-Hill, 1983. RUSSO, Ieda Pacheco; SANTOS, Tereza. Audiologia Infantil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. SÁ, Nídia Regina Limeira de. Educação de Surdos: a caminho do bilinguismo. Niterói: UFF, 1999.

CALDAS, Ana Luiza Paganelli. Um olhar sobre o universo dos surdos. In: MEDEIROS, Isabel Letícia (Org.); MORAES, Salete Campos de (Org.); SOUZA, Magali Dias de (Org.). Inclusão Escolar: Práticas & Teorias. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 143-154.

POKER, Rosimar Bortolini. Abordagens de Ensino na Educação da Pessoa com Surdez. Marília: Unesp, 2007.

STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Florianópolis: UFSC, 2008.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas