EMENTA |
|
Caracterização da surdez, levando-se em consideração os aspectos históricos, biológicos e legais do surdo. Traçar um panorama da vivência dos surdos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
|
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|
CASTRO, Sebastião Vicente de. Anatomia Fundamental. São Paulo: McGraw-Hill, 1983. RUSSO, Ieda Pacheco; SANTOS, Tereza. Audiologia Infantil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. SÁ, Nídia Regina Limeira de. Educação de Surdos: a caminho do bilinguismo. Niterói: UFF, 1999. CALDAS, Ana Luiza Paganelli. Um olhar sobre o universo dos surdos. In: MEDEIROS, Isabel Letícia (Org.); MORAES, Salete Campos de (Org.); SOUZA, Magali Dias de (Org.). Inclusão Escolar: Práticas & Teorias. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 143-154. |
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|
POKER, Rosimar Bortolini. Abordagens de Ensino na Educação da Pessoa com Surdez. Marília: Unesp, 2007. STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Florianópolis: UFSC, 2008. |
Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ | 60 horas/aulas |