CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: PREVENÇÃO DE ACIDENTES E SOCORROS DE URGÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Aplicação, diretrizes e legislação em primeiros socorros no ambiente escolar. Biossegurança. Cinemática do trauma. Avaliação do estado geral da vítima. Etapas do atendimento primário. Sinais vitais. Suporte básico de vida. Massagem cardíaca realizada por leigos. Asfixia, engasgamento, manobras de desobstrução de vias aéreas. Emergências clínicas (desmaio,  crise de asma, crise convulsiva,  epilepsia, febre, alergia, crise de hipoglicemia, intoxicação, insolação). Emergências ortopédicas (entorse, fratura, luxação). Trauma músculo-esquelético (contusão, distensão, hematomas). Trauma em cabeça e pescoço (trauma raquimedular). Ferimentos, hemorragias (cortes, lacerações, amputações). Choque e queimaduras.

CONTEÚDO

1. Primeiros socorros no ambiente escolar
  2. Suporte básico de vida
  3. Situações de intervenção em primeiros socorros no ambiente escolar
  4. Trauma na prática esportiva
  5. Prevenção de acidentes no contexto escolar

BIBLIOGRAFIA

FLEGEL, Melinda J. Primeiros socorros no esporte. 5. ed. Barueri SP: Manole, 2015.                                                                                                          SANTOS, E. F. dos. Manual de primeiros socorros da educação física aos esportes: o papel do educador físico no atendimento de socorro. Rio de Janeiro: Galenus, 2014.

TADDEI, J. A. de A. C. (ed.). Manual crech Eficiente: guia prático para educadores e gerentes. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.

BRASIL. Lei Federal n. 13.722, de 4 de outubro de 2018. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 de outubro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm. Acesso em: 17 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 2048, de 5 de novembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 nov. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html. Acesso em: 17 mar. 2020.

MENA, Janet G. et al. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES E SOCORROS DE URGÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas
Investimento R$ 150,00