CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO

A transversalidade e a legislação educacional. Relação entre transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discussão dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Conceitos, objetivos, tratamento didático e contextualização dos temas transversais inseridos no currículo. Projetos de atuação pedagógica tendo como ênfase os temas transversais. Temas contemporâneos transversais na BNCC na prática pedagógica.

CONTEÚDO

1. Educação do passado, do presente e do futuro
  2. Caminhos da transversalidade na educação
  3. Transversalidade: metodologia de trabalho
  4. Transversalidade e currículo
  5. Os temas contemporâneos transversais na prática pedagógica

BIBLIOGRAFIA

ALVAREZ, M. N. et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Penso, 2004. v. 5.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

MORIN, E.  A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2001.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. MEC. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contextos históricos e pressupostos pedagógicos. Secretaria da Educação Básica, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

BRASIL. MEC. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Propostas e práticas de implementação. Secretaria da Educação Básica, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo. Brasília, DF, 23 dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 fev. 2020.

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2011. [e-book].

MORAES, M.C. Ecologia dos saberes. Complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do presente. In: MORAES, M. C. ALMEIDA, M.C. (org.). Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2004.

SACRISTAN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.                                                                                            YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. São Paulo: Penso, 1998.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas