CURSOS LIVRES

CURSO DE QUALIFICA플O EM: TRANSVERSALIDADE NA EDUCA플O

Sobre este curso

EMENTA

A transversalidade e a legisla豫o educacional. Rela豫o entre transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discusso dos temas transversais apresentados pelos Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Conceitos, objetivos, tratamento didtico e contextualiza豫o dos temas transversais inseridos no currculo. Projetos de atua豫o pedaggica tendo como nfase os temas transversais. Temas contemporneos transversais na BNCC na prtica pedaggica.

Contedo do curso

CONTEDO

  1. Educa豫o do passado, do presente e do futuro
  2. Caminhos da transversalidade na educa豫o
  3. Transversalidade: metodologia de trabalho
  4. Transversalidade e currculo
  5. Os temas contemporneos transversais na prtica pedaggica

BIBLIOGRAFIA

ALVAREZ, M. N. et al. Valores e temas transversais no currculo. Porto Alegre: Penso, 2004. v. 5.

HERN핹DEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Organiza豫o do currculo por projetos de trabalho: o conhecimento um caleidoscpio. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

MORIN, E. A cabea bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. So Paulo: Triom, 2001.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currculo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. MEC. Temas contemporneos transversais na BNCC: Contextos histricos e pressupostos pedaggicos. Secretaria da Educa豫o Bsica, 2019. Disponvel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

BRASIL. MEC. Temas contemporneos transversais na BNCC: Propostas e prticas de implementa豫o. Secretaria da Educa豫o Bsica, 2019. Disponvel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educa豫o nacional. Dirio Oficial da Unio, Poder Executivo. Braslia, DF, 23 dez 1996. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 fev. 2020.

CARBONELL, J. Pedagogias do sculo XXI: bases para a inova豫o educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

HERNANDEZ, Fernando. Transgresso e mudana na educa豫o: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2011. [e-book].

MORAES, M.C. Ecologia dos saberes. Complexidade, transdisciplinaridade e educa豫o. So Paulo: Antakarana, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessrios educa豫o do presente. In: MORAES, M. C. ALMEIDA, M.C. (org.). Os sete saberes necessrios para a educa豫o do futuro. Por uma educa豫o transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MORIN, E. Os sete saberes necessrios educa豫o do futuro. So Paulo: Cortez, 2004.

SACRISTAN, Jos Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currculo. Porto Alegre: Penso, 2013. YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. So Paulo: Penso, 1998.

Metodologia

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Pblico-alvo Educadores das redes pblica e privada, profissionais da educa豫o, universitrios da rea de educa豫o e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

MATRIZ CURRICULAR

TRANSVERSALIDADE NA EDUCA플O 60 horas/aulas
Carga Horria Total: 60 horas/aulas
Investimento:
Investimento R$ 140,00
Parcelado em 3 vezes de R$ 50,00
Valor Pagseguro: R$ 130,00
Carga horria do Curso: 60 horas/aulas

CURSOS RELACIONADOS