CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR

Biossegurança, prevenção de acidentes, cinemática do trauma, abordagem primária, etapas do atendimento primário, sinais vitais, suporte básico de vida, massagem cardíaca realizada por leigos, asfixia, engasgamento, manobras de desobstrução de vias aéreas, emergências clínicas (desmaio,  vertigem, asma, convulsão, epilepsia, febre, alergia, acidente vascular encefálico, hipoglicemia, intoxicação, insolação), emergências cardiovasculares (angina de peito, infarto agudo do miocárdio, parada cardiorrespiratória), emergências ortopédicas (entorse, fratura, luxação), trauma músculo esquelético (contusão, distensão, hematomas), trauma em cabeça e pescoço (trauma raquimedular), ferimentos, hemorragias (cortes, lacerações, amputações) e tipos de choque, queimaduras, ferimentos causados por animais, queimadura elétrica.

CONTEÚDO

1. Abordagem primária
  2. Suporte básico de vida
  3. Emergências clínicas
  4. Ferimentos e hemorragias
  5. Emergências traumáticas

BIBLIOGRAFIA

NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS. PHTLS - Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado. Tradução de Renata Scavone et al. 8. ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

ROSALES, Santiago. Prevenção e primeiros socorros. Maringá, PR: Grupo Cultural, 2009. 2v.

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Guidelines CPR & ECC. 2015. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-English.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.

MARTINS, H. S.; et al. Emergências clínicas: abordagem prática. 7. ed. Barueri: Manole, 2012.

SOUSA, Vitor. Livre Tradução do PHTLS. 9. ed., 2018. Disponível em: https://docero.com.br/doc/1n5ex5. Acesso em: 20 nov. 2019.

KARREN, K. J.; et al. Primeiros socorros para estudantes. 10 ed. Barueri: Manole, 2013.

LA TORRE, F. P. F.; et al. Emergências em pediatria: protocolos da Santa Casa. 2ed. Barueri: Manole, 2013.

VARELLA, Drauzio. Primeiros socorros. São Paulo: Claro Enigma, 2011

Aula 100% on-line, com vídeoaulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EaD-AJES

SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas