CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: CUIDADOS NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE ESCOLAR

O curso tem objetivo de levar informações na forma de qualificação ao pessoal que produz a alimento diária nas escolas que serão servidos aos discentes e docentes. Neste curso aprenda a avaliar a alimentação para a comunidade escolar e como criar e implementar um cardápio mais saudável para todos.

1) Introdução aos alimentos seguros

Descrever os conceitos de alimentos seguros; Reconhecer a origem da segurança dos alimentos; identificar os fatores que afetam a segurança dos alimentos.

2) Boas práticas de fabricação de alimentos

Reconhecer o conceito de segurança alimentar e sua importância para a produção de alimentos; compreender o que são Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos e suas respectivas legislações; analisar a implantação do Manual de Boas Práticas para a manipulação e fabricação de alimentos

3) Capacitação profissional e treinamento dos manipuladores de alimentos

Diferenciar capacitação de treinamento abordando as habilidades e as competências para manipuladores de alimentos na prevenção de DVAs; identificar os conteúdos obrigatórios para capacitação de manipuladores de alimentos em unidades de alimentação e nutrição; descrever métodos e dinâmicas utilizadas em capacitação em higiene para manipuladores de alimentos.

4) A higiene na manipulação de alimentos

Identificar os riscos envolvidos na manipulação de alimentos; definir as boas práticas na manipulação de alimentos; descrever os exames de saúde exigidos na contratação e manutenção de pessoas em unidades de alimentação e nutrição.

5) Recomendação de nutrientes: adolescente

Reconhecer as características físicas dos adolescentes; identificar as necessidades nutricionais típicas dessa faixaetária; discutir a ocorrência de excesso de peso entre adolescentes e suas repercussões na idade adulta.

6) Fundos, molhos e sopas

Descrever fundos, molhos e sopas; identificar os modos de preparo dos fundos, molhos e sopas; discutir a utilização dos fundos e molhos no preparo de alimentos.

7) Contaminação, deterioração e preservação de alimentos

Descrever os microrganismos envolvidos no processo de contaminação e deterioração de alimentos; reconhecer os fatores envolvidos na deterioração dos alimentos; identificar as medidas de preservação dos alimentos.

8) Doenças veiculadas por alimentos e seu impacto na saúde pública

Descrever as doenças veiculadas por alimentos; reconhecer os fatores intrínsecos e extrínsecos às doenças veiculadas por alimentos; relacionar as doenças veiculadas pelos alimentos com a higiene alimentar e seu impacto na saúde pública.

Aula 100% on-line, com vídeoaulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EaD-AJES

Carga Horária Total: 80 horas/aulas