PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Administração de Instituições Escolares

EMENTA:

Teorias da administração aplicadas à gestão escolar. Função da equipe gestora na liderança e na gestão dos processos educativos. Gestão democrática e a função social da escola. Elaboração do projeto político-pedagógico. Espaços institucionais de participação na consolidação da gestão democrática. Estabelecimento de padrões de qualidade nos processos educativos. Avaliação e planejamento institucional. Instrumentos de trabalho da gestão escolar. Dimensões da gestão escolar. Estrutura administrativa da escola.

Autora Conteudista:  Regiane Laura Loureiro (Mestra)

1. Teorias da administração e a gestão escolar
  2. Gestão democrática na escola
  3. Qualidade na escola: possibilidades e especificidades
  4. Avaliação educacional: inter-relações com a melhoria da qualidade
  5. Dimensões da gestão na escola

BIBLIOGRAFIA:

COLARES, M. L. I. S.; PACÍFICO, J. M.; ESTRELA, G. Q. (org.). Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas. Curitiba: CRV, 2009.
LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas. São Paulo: Cortez, 2018.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
SANDER, B. Administração da educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Administração de Instituições Escolares - ID 102122 40