PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

EMENTA:

Esta disciplina foi pensada e estruturada visando a criação de um material prático e único que poderá ser utilizado em qualquer área de atuação, servindo de apoio tanto para os alunos na elaboração de seus trabalhos como também para que docentes possam orientar seus próprios alunos. A abordagem prática desta disciplina foi adotada para que os alunos tenham acesso a um material atualizado e útil em sua formação, enfatizando a importância da construção e apresentação do conhecimento científico, de forma ética e de qualidade.

Autor Conteudista: Claudio Kleina (mestre)

• Ética e Metodologia Científica
• Projeto de Pesquisa
• Fundamentação teórica
• Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos
• Elemento de Apoio ao Texto: Citações
• Outros Elementos de Apoio ao Texto
• Conclusão, Considerações finais e Resumo
• Referências
• Modelos e Estrutura de Documentos
• Artigos científicos e Publicações
• Preparação para a defesa e apresentação da pesquisa
• Elaboração de Currículo e Memorial

• LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.
• UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Sistema de Bibliotecas. Normas para Apresentação de Documentos Científicos. Coleção. 2. ed. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Guia de Orientação para iniciação Científica. São Paulo: Atlas, 2014.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO - ID 100774 40