PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Novos Caminhos para Profissionais da Educação

Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

Autor Conteudista: Rodrigo Vinícius Sartori (Doutor)

• Ser professor no século XXI
• Repensando a formação docente
• Novas possibilidades de atuação docente
• A contribuição das TIC para a educação
• Novidades tecnológicas na sala de aula
• Inovações na educação
• Novas competências comportamentais
• Noções de gestão para o professor
• Tópicos especiais para o professor
• A excelência docente

• ARENDS, R. Learning to Teach. Columbus: McGraw-Hill Education, 2014.
• BUCKINGHAM, D.; WILLETT, R. Digital Generations: children, young people, and the new media. Florence: Routledge, 2013.
• MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, New York, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
• BALL, S. J. The Education Debate. Bristol: Policy, 2017.
• KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. Blue ocean strategy: how to create uncontested market space and make the competition irrelevant. Boston: Harvard Business Review, 2014.
• NUNES, V.; BESSA, R. Metodologias ativas apoiadas por recursos digitais: usando os aplicativos Prezi e Plickers. In: CHALLENGES, 10, 2017. Anais [...] Braga: Universidade do Minho, 2017.
• SONG, Y.; KONG, S. C. Affordances and constraints of BYOD (bring your own device) for learning and teaching in higher education: teachers’ perspectives. The Internet and Higher Education, v. 32, p. 39-46, 2016.
• WILKERSON, J. M. On research relevance, professors’ “real world” experience, and management development: are we closing the gap? Journal of Management Development, v. 18, n. 7, p. 598-613, 1999.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ID 101879 40