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CURSOS LIVRES

Curso de Aperfeiçoamento em: Organização Didática da Educação Básica

Sobre este curso

EMENTA

As relações fundamentais do processo de trabalho docente (teoria/prática, conteúdo/forma, ensino e aprendizagem, professor/aluno e suas dimensões). Organização do trabalho pedagógico na educação básica (planejamento, rotinas e avaliação). Conteúdos, objetivos, métodos e técnicas de ensino e avaliação do processo ensino e aprendizagem. A Didática e as tendências pedagógicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, os Referenciais Curriculares e a BNCC.

Autor Conteudista: Priscila Chupil (mestre)

Conteúdo do curso

• O trabalho do pedagogo na educação infantil
• Organização didática na educação infantil
• Organização didática do ensino fundamental - anos iniciais
• Organização didática do ensino fundamental - anos finais
• Desafios do pedagogo no ensino médio
• Organização didática do ensino médio e da educação profissional

BIBLIOGRAFIA

• BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/Consed/Undime, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.
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• BRASIL, MEC. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 2.? Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em 25/08/2019.
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• BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
• CAMARGO, Fausto. DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora. Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
• MOREIRA, Antonio F. B. Conhecimento educacional e a formação do professor. Campinas: Ed.Papirus, 1994
• VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: entre o pensar, o dizer e o vivenciar. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.
• AYRES, Sonia Nunes. Educação Infantil, teorias e práticas para uma proposta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2012.
• ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Neurociência e sequencia didática na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
• BASSEDAS, Eulália. HUGUET, Teresa. SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
• DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.
• HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
• LÜCK, Heloísa. Metodologia de projetos. Petrópolis: Vozes, 2009.
• LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1993.
• MORAN, José. BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Metodologia

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

MATRIZ CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ID 101673 40
Carga Horária Total: 40