PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Orientação e Supervisão Educacional

Contextualização da orientação e supervisão educacional como atribuições do pedagogo. Orientação educacional: fundamentos e princípios. Orientação educacional, profissional e vocacional. Abordagem de orientação educacional. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Supervisão escolar: conceitos, objetivos, funções. Métodos e técnicas da supervisão escolar. Trabalho pedagógico coletivo e integrado. Formação continuada em trabalho. Orientação e supervisão educacional frente ao fracasso escolar. Educação não formal no Brasil e as atribuições da orientação e supervisão educacional.

Autor Conteudista: Ana Cristina Gipiela Pienta (mestre)

• Orientação e supervisão no contexto educacional brasileiro
• Fundamentos e princípios da orientação educacional
• Fundamentos e princípios da supervisão escolar
• Organização do trabalho pedagógico
• Orientação e supervisão educacional na educação não formal

BIBLIOGRAFIA

• AGUIAR, M. A. da S. FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas, SP: Papirus, 2016.
• RANGEL, M. (org.). Supervisão pedagógica: Princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2011.
• JUNIOR, C. A. da S. RANGEL, M. (orgs.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, SP: Papirus, 1997.
• RANGEL, M. (org.). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. Campinas, SP: Papirus, 2009.
• SILVA, S. Z. da. URBANETZ, S. T. Orientação e supervisão escolar: caminhos e perspectivas. Curitiba: InterSaberes, 2013.
• VALENTINI, D. B. Orientação vocacional: o que as escolas tem a ver com isso? Campinas, SP: Papirus, 2014.
• SOARES, M. A. S. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2014.
• DI PALMA, M. S. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012.
• ALMEIDA, C. M. de. SOARES, K. C. D. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: InterSaberes, 2012.
• BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 2020.
• SCHVARZ, L. H. C. A ação do pedagogo na escola nos limites da cotidianidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL - ID 101296 40