PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Pedagogia em Espaços não Escolares

Processo educativo nos ambientes não escolares: setor produtivo (empresas), terceiros setor e instituições sociais, ONGs, hospitais, universidades corporativas, museus, sistema "S", sindicatos e demais entidades da sociedade brasileira. Papel do educador na articulação dos conhecimentos e nas práticas educativas nos espaços não escolares: conceitos, fundamentos e perspectivas para uma atuação inovadora, considerando as transformações disruptivas econômicas, tecnológicas e sociais.

Autor Conteudista: Lucymara Carpim (doutora)

• Pressupostos da pedagogia e da andragogia na educação não formal
• O pedagogo nas organizações e nas universidades corporativas
• O pedagogo no ambiente hospitalar
• O pedagogo e sua atuação no terceiro setor
• Atuação do pedagogo em outros espaços não escolares
• Pedagogo: professor facilitador do processo de aprendizagem

BIBLIOGRAFIA

• CHOO, Chun Wei. A organziação do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
• ALMEIDA; Marcos Garcia de. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referenciais. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
• MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
• RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro, Walk, 2010.
• ROGERS, Jenny. Aprendizagem de adultos: fundamentos para educação corporativa. Porto Alegre: Artmed, 2011.
• KNOWLES, Marlcomm S.; HOLTON III, Elwood F. SWANSON, Richard A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
• VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. Educação não formal: campos de atuação. Edição Padrão, 2013.
• MEISTER, Jeanne C. Educação corporativa: gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 2007.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - ID 101295 40