PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual

EMENTA:

A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.

Autor Conteudista: Wallisten Passos Garcia (mestre)

• A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural
• A proposta pedagógica e a adequação curricular
• Práticas pedagógicas: atividades e estratégias com alunos com deficiência intelectual
• Aspectos afetivos e sociais na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
• A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
• A relação entre a família e escola no processo de escolarização do aluno com deficiência intelectual

• COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro & PALÁCIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
• FACCI, Marilda Gonçalves Dias; TULESKI, Silvana Calvo & BARROCO, Sonia Mari Shima. Escola de Vigostski: contribuiçoes para a psicologia e a educação. Maringá: Eduem, 2013.
• MANZINI, Eduardo José. Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAFESP, 2007.
• PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e educação inclusiva. Curitiba: Ibpex, 2008.
• VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

• AQUINO, Julio Groppa Aquino. (org). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997
• CAMARGO, Denise. As emoções e a escola. Curitiba: Travessa dos Editores, 2004.
• GERALDI, João Wanderlei; FICHTER, Bernd & BENITES, Maria. Transgressões convergentes: Vigotski, Bakhtin, Bateson. São Paulo: Mercado das Letras. 2009.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - ID 100664 40