PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Práticas de Leitura e Escrita com Alunos com Deficiência Intelectual

EMENTA:

A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre
desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.

Autor Conteudista: Everton Adriano de Morais (mestre)

• A prática da leitura e da escrita.
• O letramento para alunos com deficiência intelectual.
• Expectativas e dimensão desejada para aprendizagem da escrita e da leitura.
• Relação entre desenho e texto.
• Estratégias e práticas para o ensino da leitura e da escrita.
• As mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.

• GUIMARÃES, S. R. K; MALUF, Maria Regina. Aprendizagem da linguagem escrita: contribuições da pesquisa. Penso Editora, 2010.
• MALUF, Maria Regina; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Alfabetização no século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Penso Editora, 2013.
• MARTIN, John H. Neuroanatomia: Texto e Atlas. AMGH Editora, 2014.
• SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. A ciência da leitura. Penso Editora, 2013.
• ZUCOLOTO, Karla Aparecida; SISTO, Fermino Fernandes. Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em Psicologia, v. 6, n. 2, 2002.

• CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GUTSCHOW, Cláudia Regina Danelon; CAPOVILLA, Fernando César. Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicologia: teoria e prática, v. 6, n. 2, p. 13-26, 2004.
• DEHAENE, Stanislas. Os Neurônios da Leitura: Como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
• FONSECA, Vitor da. Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades
• de aprendizagem da leitura. Revista Psicopedagogia, v. 26, n. 81, p. 339-356, 2009.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - ID 100663 40