PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Princípios e Concepções de Gestão Escolar

Estudo e discussão dos fundamentos da gestão escolar: conceitos, aspectos teóricos e históricos. Formas de gestão escolar. Processos e instrumentos de gestão. Administração e legislação. Organização administrativa e financeira da escola. A formação do gestor educacional. Perfil do gestor escolar. Papéis do gestor escolar: direção, coordenação e supervisão pedagógica. Organização e gestão da escola na perspectiva democrática. Gestão e cultura organizacional. Qualidade na gestão da escola. Construção do projeto político pedagógico. Avaliação institucional (interna e externa) como ferramenta para tomada de decisões. O futuro da administração escolar.

Autor Conteudista: Andréa Garcia Furtado (doutora)

• Ideias e conceitos sobre gestão escolar
• Gestão democrática: aspectos legais e recursos financeiros
• Gestor educacional na contemporaneidade
• Possibilidades no contexto escolar
• Avaliação e gestão democrática

BIBLIOGRAFIA

• PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
• PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
• PARO, V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2001.
• PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
• ROMANOWSKI, J. P.; WACHOWICZ, L. A. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinvile, SC: Univille, 2006. p. 121-139.
• SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
• SAVIANI, D. PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados, 2009.
• SOUSA, J. V. de. Avanços e recuos na construção do projeto político-pedagógico em rede de ensino. In: VEIGA, I. P A.; REZENDE, L. M de. (org.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2013. p. 127-157.
• SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos. Gestão em rede, n. 75, p. 8-14, mar. 2007.
• TEIXEIRA, L. H. G. Cultura organizacional e projeto de mudança em escolas públicas. São Paulo: Autores Associados, 2002.
• VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2019.
• VASCONCELOS, C. dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2003.
• VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
• VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 11-35.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR - ID 102126 40