PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

CURSOS LIVRES

Curso de Aperfeiçoamento em: Relações Étnico-Raciais

Sobre este curso

EMENTA:

Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo, preconceito e discriminação. A questão da identidade brasileira na conjunção entre raça, povo e nação. História da África Lusófona. História e historiografia indígena. Situação atual dos povos indígenas. Legislação e Políticas de afirmação. Currículo e políticas curriculares.

Autores Conteudistas:

• Claudia Maria de Souza Amorim (pós-doutora)
• Mariana Paladino (pós-doutora)
• Marcos Araújo (mestre)

Conteúdo do curso

• Conceitos de raça, etnia e a identidade cultural e nacional.
• A África lusófona: um pouco de história
• África lusófona e Brasil: laços e letras
• História e historiografia indígena
• Situação contemporânea dos povos indígenas
• Políticas de ações afirmativas, políticas curriculares e currículos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

• RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
• BANDEIRA, Maria de Lourdes. Antropologia. Diversidade e Educação. Cuiaba, EDUFMT, 2000.
• HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

• BRASIL. Resolução No. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC, que “institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”.
• BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da educação, 2005. 204 p. (número de consulta: 379.260981 S959 2. ed. / 2005).
• BRASIL. Educação antirracista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da educação, 2005. 236p. (Coleção Educação para todos).
• CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 45-56, 2008.
• CANCLINI, Néstor Garcia.Culturas Híbridas.Edusp: São Paulo, 2003.

Metodologia

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

MATRIZ CURRICULAR

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - ID 100069 40
Carga Horária Total: 40