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CURSOS LIVRES

Curso de Aperfeiçoamento em: Relações Sociais e Conflitos na Escola

Sobre este curso

EMENTA: 

Relações sociais e conflitos humanos. Conflitos humanos ao longo da história. Organizações sociais na mediação das relações humanas. Relações de poder e conflitos latentes. Desenvolvimento biopsicossocial humano. Fases do desenvolvimento humano. Influências socioambientais na formação humana. Transtornos, relacionamentos e negligências. Escola do século XXI, estrutura do século XX. Popularização do ensino formal e conflitos. Legislações, direitos e deveres. Escola: espaço de aprendizagem e socialização. Ensinar conteúdos ou educar para a vida? Tecnologia, redes sociais e novos modelos de relacionamentos. Identificação e avaliação de conflitos. Ambiente escolar e respeito. Construção coletiva de regras de convivência. Prevenção de conflitos escolares. Construindo a cultura de paz.

Autor Conteudista: Alessandra Aparecida Pereira Chaves (doutora)

Conteúdo do curso

• Relações sociais e conflitos
• Desenvolvimento biopsicossocial humano
• A escola do século XXI
• Escola: espaço de aprendizagem e socialização
• Ambiente escolar e respeito

BIBLIOGRAFIA

• AIRES, L. M. Disciplina na sala de aula. 2. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2010.
• BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 17 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 04 jul. 2020.
• BRASIL. Lei n. 13.140, de 26 de junho de 2015. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 26 jun. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13140.htm. Acesso em: 04 jul. 2020.
• BRASIL. Lei n. 13.185, de 6 de novembro de 2015. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 9 nov. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 04 jul. 2020.
• BRASIL. Lei n. 13.431, de 4 de abril de 2017. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 5 abr. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13431.htm. Acesso em: 04 jul. 2020.
• CHRISPINO, Á. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000100002. Acesso em: 03 jul. 2020.
• GIL, J. M. N. O professor em stress: estratégias para prevenir e superar situações de conflito nas salas de aula. Madrid: Bookout, 2015.
• HABIGZANG, L. F.; DINIZ, E.; KOLLER, S. H. Trabalhando com adolescentes: teoria e intervenção psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.
• LA TAILLE, Y. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1999.
• LAGO, M. P.; MOZZER, G. N. S.; SANTIBANEZ, D. A. Adolescência: temores e saberes de uma sociedade de conflito. Goiânia: Cânone Editorial, 2013.
• PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
• VASCONCELOS, C. S. Indisciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.

Metodologia

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

MATRIZ CURRICULAR

RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA - ID 102618 40
Carga Horária Total: 40