PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

Curso de Aperfeiçoamento em: Teorias da Aprendizagem

EMENTA:

Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. A epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico-cultural da aprendizagem. A importância das ideias de Vygotsky. O afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emilia Ferreiro. Método montessoriano e materiais para o desenvolvimento. O método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. A aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.

Autor Conteudista: Valéria da Hora Bessa (mestre)

• A aprendizagem e o processo de aprender
• As políticas educacionais e as práticas pedagógicas liberais
• A escola e as práticas pedagógicas renovadas
• A escola e as práticas pedagógicas progressistas
• A teoria de Jean Piaget
• O desenvolvimento social e a construção do juízo moral
• A teoria sócio-histórico-cultural do desenvolvimento
• A teoria de Vygotsky: pensamento e linguagem
• A teoria de Henri Wallon
• A teoria de Henri Wallon: emoção, movimento e cognição
• Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita
• A aprendizagem segundo o método montessoriano
• Célestin Freinet e o método natural
• A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire
• Madalena Freire e a aprendizagem
• Bruner e a aprendizagem em espiral
• Ausubel e a aprendizagem significativa
• Howard Gardner e a Teoria das Múltiplas Inteligências
• Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências
• Teorias da aprendizagem e a formação de professores

• BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1999.
• BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Rio de Janeiro: Departamento Gráfico da Alerj, 2000.
• LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2000.
• MOREIRA, M. A. Ensino-aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1983.
• RODRIGUES, A. S.; SILVA, A. T. R.; PARIZ, J. Teorias da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2011.
• SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 40. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2008, Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 5.

• BRUNER, J. S. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1969.
• FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. 24. ed São Paulo: Cortez, 2001.
• FREINET, C. O método natural. Lisboa: Estampa, 1977.
• FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
• FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
• GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 13a edição. Petrópolis:
• Vozes, 2004.
• GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
• MONTESSORI, M. A criança. Lisboa: Portugália, 1972.
• OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São
• Paulo: Scipione, 1995.
• PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
• PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
• VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM - ID 100944 40