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CURSOS LIVRES

Curso de Aperfeiçoamento em: Transtorno do Espectro Autista

Sobre este curso

EMENTA:

Fundamentos, história e características do Transtorno do Espectro Autista. Conceitos, diagnóstico e condições associadas ao TEA. Aspectos comportamentais, sociais e pedagógicos no TEA. Distúrbios sensoriais e sua implicação nas atividades cotidianas. Critérios de diagnóstico para o espectro autista. Funcionamento adaptativo e comportamentos disruptivos. Comportamento emocional e autismo. Linguagem e comunicação no TEA. Desenvolvimento da linguagem. Comunicação alternativa. Intervenções precoces. Avaliação e acompanhamento. Integração sensorial. Aprendizagem motora. Desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional. Atendimento Educacional Especializado (AEE), Plano Educacional Individualizado (PEI) e inclusão de alunos com TEA. Autonomia em atividades diárias de pessoas com TEA. O papel da família. Problemas que podem surgir em crianças e adolescentes em sala regular que não foram diagnosticados com autismo.

Autor Conteudista: Nadia Giaretta (mestre)

Conteúdo do curso

• Entendendo o Transtorno do Espectro Autista – TEA
• Comportamento disruptivo e funcionamento adaptativo
• Autismo e funções executivas
• Cognição social e linguagem
• Inclusão e integração escolar

BIBLIOGRAFIA

• APA. American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf. Acesso em: 17 maio 2021.
• BORDINI, D. Avaliação do impacto de um recurso de capacitação de profissionais da atenção primária na identificação e encaminhamento de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista - estudo piloto. Dissertação (Mestrado em Medicina). Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48997. Acesso em: 17 maio 2021.
• BRASIL. Cartilha para apresentação de propostas ao Ministério da Saúde. Secretaria- Executiva. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.fns2.saude.gov.br/documentos/cartilha.pdf. Acesso em: 17 maio de 2021.
• BRASIL. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizesatencaoreabilitacaopessoaautis mo.pdf. Acesso em: 17 maio de 2021.
• BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. Acesso em: 17 maio de 2021.
• LOSAPIO, M. F.; PONDE, M. P. Tradução para o português da escala M-CHAT para rastreamento precoce de autismo. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 30, n. 3, dez., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082008000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 maio 2021.
• SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria. Transtorno do espectro autista. Manual de orientação. Departamento de pediatria do desenvolvimento e comportamento, n. 5, 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21775c-MO_-_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf. Acesso em: 17 maio 2021.
• SCHWARTZMAN, J. S. Condições associadas aos Transtorno do Espectro do Autismo. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. E. (org.). Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2011. p. 123-43.
• SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo - TEA. São Paulo: Memnon, 2011.
• SEABRA, G. A. et al. Inteligência e funções executivas: avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica. São Paulo: Memnon, 2014.

Metodologia

Aula 100% on-line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

MATRIZ CURRICULAR

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - ID 101428 40
Carga Horária Total: 40