Curso de Extensão em Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia

Curso de Extensão em Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia, tem o objetivo de levar o conhecimento teórico e prático aos educadores que ensinam Geografia a comunidade escolar.

EMENTA:

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Parâmetros Curriculares Nacionais. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Paisagem. Espaço Geográfico. Relação Sociedade-Natureza. Rural e urbano.

1. Geografia: a ciência da Terra 2. A sistematização do saber geográfico 3. Ser humano: o construtor do espaço 4. O espaço vivido e o espaço percebido 5. O espaço representado 6. O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares 7. O ensino de Geografia e os Temas Transversais 8. O eu e o outro 9. Explorando o espaço da escola 10. Conhecendo os lugares 11. O trabalho e a organização do espaço 12. A natureza e suas dinâmicas 13. O campo e a cidade 14. As atividades produtivas 15. A cultura e os grupos sociais 16. O espaço geográfico brasileiro 17. O espaço geográfico mundial

Aula 100% on line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 60