Curso de Extensão em Língua e Cultura Inglesa

EMENTA:

Relação entre língua, linguagem e cultura. Uso da linguagem e escolhas linguísticas. História, evolução e estado atual da língua inglesa. Inglês como língua global: seus aspectos sociais, históricos, políticos, geográficos, econômicos e culturais. Papel da internet na disseminação do inglês. Papel do inglês no ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Influência da cultura no aprendizado da língua inglesa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Língua e cultura
2. O inglês antigo e o inglês médio
3. O inglês moderno
4. O inglês como língua nativa
5. O inglês como segunda língua
6. O inglês como língua global
7. A língua inglesa e a internet
8. A língua inglesa no Brasil e os meios de comunicação
9. A língua inglesa e o campo profissional e de ensino
10. O inglês como língua global e o futuro

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BASTOS, Herzila Maria de Lima. Identidade cultural e o ensino de línguas estrangeiras modernas no Brasil. In: PAIVA,
V.L.M.O. (Org.). Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. Campinas: Pontes, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira. Disponível
em: . Acesso em: 1 dez. 2018.
CRYSTAL, David. A Revolução na Linguagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação - economia, sociedade e cultura. 4. ed.
São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
CRYSTAL, David. English as a Global Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
LACOSTE, Yves. Por uma abordagem geopolítica da difusão do inglês. In: LACOSTE, Yves (Org.). A Geopolítica do
Inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
STÖRIG, Hans Joachim. A Aventura das Línguas: uma viagem através da história dos idiomas no mundo. São Paulo:
Melhoramentos, 1993.
VIAN JR. Orlando. Cultura e cidadania na formação do professor de línguas. In: MOTTA-ROTH, D.; BARROS, N. C.
A & RICHTER, M. G. (Orgs.). Linguagem, Cultura e Sociedade. Porto Alegre: Eficiência, 2006.

Língua e Cultura Inglesa 40