CURSO LIVRES

Investimento:
Investimento R$ 90,00 Dividido em 2 vezes de R$ 45,00
Carga horária do Curso: 40

Curso de Extensão em Metodologia e Prática do Ensino da Língua Espanhola

Sobre este curso

EMENTA: 

Método, metodologias e abordagens. Os diferentes enfoques comunicativos no ensino de língua espanhola. Diretrizes curriculares para o ensino de língua espanhola. Estratégias para o ensino das habilidades linguísticas em língua espanhola. O ensino da cultura hispano-americana e espanhola. Os materiais didáticos de língua espanhola. Atividades de aprendizagem on-line e off-line. Planejamento de aulas e avaliação. Reflexões críticas sobre a docência
da língua espanhola. Certificados oficiais

Conteúdo do curso

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

1. Principais métodos e abordagens no ensino do espanhol como língua estrangeira
2. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua estrangeira
3. Planejamento de aulas e elaboração de unidade didática
4. Análise e criação de materiais didáticos
5. Expressão escrita e compreensão leitora em E/LE
6. Expressão/interação oral e compreensão auditiva em E/LE
7. Gramática de E/LE para brasileiros
8. Interculturalidade: cultura hispânica nas aulas de E/LE

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes,1993.
CASSANY, Daniel. Expresión escrita en L2/ELE. Madrid: Arco/Libros, 2005.
MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español. Tomos I e II. Madrid: Edelsa, 2004.
MELERO ABADIA, Pilar. Métodos y enfoques en la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjeras.
Madrid: Edelsa, 2000.
RICHARDS, J. C. y T. S. RODGERS. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University
Press, 1998. 2ª edición 1986.
SÁNCHEZ LOBATO, J. y SANTOS GARGALLO, I. (dir.) Vademécum para la formación de profesores. Enseñar
español como segunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BARALO, Marta. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco/Libros, 1999.
FANJUL, A. P. Português e espanhol: línguas próximas sob o olhar discursivo. São Carlos: Claraluz, 2002.
MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Qué español enseñar. Madrid: Arco/Libros, 2000.
PARAQUETT, M. Multiculturalismo y aprendizaje de lenguas extranjeras. In: Actas del II Simposio Didáctica de
E/LE José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2005.
RODRIGUES, I. C.; GIORGI, M. C. Trajetórias em enunciação e discurso: formação de professor. São Carlos: Clara
Luz, 2009, v.2.
ROJO, R. H. R.; MOITA LOPES, L. P. Avaliação crítica e propositiva dos PCNEM - PCN+, Área de linguagens,
códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras). Brasília: SEMTEC, 2005.

 

 

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Grade

Metodologia e Prática do Ensino da Língua Espanhola 40
Carga Horária Total: 40