Curso de Extensão em Metodologia do Ensino e Didática em Educação Física

Historicidade da Educação Física. Noção de sujeito. Organização do trabalho pedagógico da Educação Física. Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Jogos e brincadeiras na Educação Física. Educação Física e sua relação com a ginástica, as lutas, a dança e o esporte. Potencialidades das práticas corporais na formação dos sujeitos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. A legitimação da Educação Física Escolar
2. Educação Física na Educação Infantil
3. Educação Física no Ensino Fundamental I
4. Educação Física no Ensino Fundamental II
5. Educação Física no Ensino Médio
6. Educação Física e os jogos e brincadeiras
7. Educação Física e a ginástica
8. Educação Física e as lutas
9. Educação Física e a dança
10. Educação Física e o esporte

CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2005.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, Eldebra, 2012.
NEIRA, Marcos Garcia. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson, 2007.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 20 de dezembro, 1996. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2017.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2017.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2017.

Metodologia do Ensino e Didática em Educação Física 40