CURSO LIVRES

Carga horária do Curso: 40

Curso de Extensão em Prática Educativa do Ensino da Física I

Sobre este curso

EMENTA

A utilização do software Tracker no estudo dos movimentos. Discussão conceitual sobre as Leis de Newton. Utilização de simulação no ensino de Colisões. Estudo de Gravitação Universal e correlação com tópicos de matemática (estudo de elipses). Hidrostática e Hidrodinâmica por meio de situações cotidianas. Estudo das oscilações.

Conteúdo do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Movimentos Uniformes e Variados;
2. Leis de Newton;
3. Momento Linear e Colisões;
4. Gravitação Universal;
5. Hidrostática e Hidrodinâmica;
6. Oscilações.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Física - Volumes 1, 2 e 3. ARTUSO, Alysson Ramos, SOARES, Marlon Vinícius. Editora Positivo, 2013. Ensino de Física. Ana Maria carvalho de Pessoa. Editora Cengage Learning, 2010.
Metodologia e prática de ensino de física,(livro digital). Editora UFSC, 2015. Disponível em: http://ppgect.ufsc.br/files/2012/11/AngottiLDgMPEF_Ed_Prel130715F.pdf

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Artigo: Videoanálise com o software livre tracker no laboratório didático de física: movimento parabólico e segunda lei de Newton. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p469 Dissertação: Simuladores computacionais para o ensino de física básica: uma discussão sobre produção e uso. 2010 Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2010_Geraldo_Felipe/dissertacao_Geraldo_Felipe.pdf Física para cientistas e engenheiros vol.1, TIPLER, PAUL A. / MOSCA, GENE, 2009. Física para cientistas e engenheiros vol.2, TIPLER, PAUL A. / MOSCA, GENE, 2009. Física para cientistas e engenheiros vol.3, TIPLER, PAUL A. / MOSCA, GENE, 2009.

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Grade