Curso de Extensão em Pesquisa e Prática em Educação da Matemática

Caracterização da prática docente na escola. Relevância da pesquisa na ação docente. Discussão do processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental e médio. Análise de livros didáticos. Desenvolvimento de projetos para o ensino da matemática que envolvam resolução de problemas, uso de materiais manipuláveis, jogos e de recursos tecnológicos, que permitam estruturar didaticamente os conceitos matemáticos do ensino fundamental e médio. Produção de material didático para o ensino da Matemática, sua importância e utilização.

1. A evolução da Educação Matemática no Brasil.
2. A Influência da Educação Matemática na prática docente.
3. A relação entre pesquisa e ação docente .
4. A influência da Educação Matemática no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio.
5. Os livros Didáticos e a Educação Matemática.
6. A Prática Pedagógica, os jogos e os recursos tecnológicos.
7. Resolução de Problemas, Materiais didáticos manipuláveis e suas influências no processo pedagógico.
8. A confecção de materiais didáticos.

FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas - São Paulo: Mercado das Letras, 2003.
MIGUEL, Antonio; MIORIN, Maria Ângela. História da Educação Matemática: Propostas e Desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
VALENTE, Wagner. Uma História da Matemática Escolar no Brasil: 1730-1930 - 2a Ed.. São Paulo: Annablume, 2007.
VALENTE, Wagner (Org.). Euclides Roxo e a Modernização do Ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade - 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação Em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas-SP: Autores Associados, 2006.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 2a Ed. São Paulo: Contexto, 2002.

Pesquisa e Prática em Educação Matemática 40