CURSO LIVRES

Investimento:
Investimento R$ 90,00 Dividido em 2 vezes de R$ 45,00
Carga horária do Curso: 40

Curso de Extensão em Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático

Sobre este curso

EMENTA:

Estrutura cognitiva e processo de conhecimento da matemática na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; objetivos e conteúdos programáticos da matemática para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental; inter-relações com as demais áreas curriculares; fundamentos teóricos e metodológicos; conceitos fundamentais; informações básicas de estatística; formas de avaliação.

Conteúdo do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Resolução de problemas
2. A construção do conceito de número
3. Conhecimento lógico-matemático
4. O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal
5. Discussão de processos e desenvolvimento histórico de algoritmos de algumas operações fundamentais
6. Ideias das quatro operações fundamentais
7. Compreensão dos números racionais: frações
8. Os decimais
9. A construção do pensamento geométrico
10. Sentido das medidas
11. Área e perímetro
12. O pensamento algébrico
13. Conceitos fundamentais da proporcionalidade
14. Introdução à estatística
15. Avaliação em matemática
16. Aprender sem medo: o relacionamento afetivo entre aquele que ensina e aquele que aprende
17. A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana
18. Os problemas da solução: dificuldades com a metodologia da “resolução de problemas”
19. A geometria plana e a geometria espacial: o que vemos e o que vivemos
20. Por que -1 x -1 = 1?: operações com os números inteiros

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de. Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2005.
BACQUET, Michelle. Matemática sem Dificuldades: ou como evitar que ela seja odiada por seu aluno. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CARVALHO, Mercedes. Números – conceitos e atividades para educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HUETE, J. C. Sánchez; BRAVO, J. A. Fernández. O ensino da Matemática – Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SMOOTHEY, Marion. Atividades e Jogos com Números. São Paulo: Scipione, 1997.

 

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Grade

Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático 40
Carga Horária Total: 40