Carga horária do Curso:

Curso de Extensão em Metodologia do Ensino de História

A constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil. Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico. Conhecimento das atuais perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo. A História nas propostas curriculares da educação básica. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de história. A elaboração e a regulamentação dos livros didáticos para o ensino de história. Diferentes linguagens e fontes no ensino de História. Projetos pedagógicos e oficinas para o ensino de história.

1. A História como disciplina escolar no Brasil
2. O professor-pesquisador e o ensino de História
3. Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico
4. Perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo
5. A História nas propostas curriculares da Educação Básica
6. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de História
7. Elaboração e regulamentação dos livros didáticos para o ensino de História
8. Materiais didáticos para o ensino de História
9. Ferramentas analíticas do professor-pesquisador para o ensino de História
10. Projetos pedagógicos para o ensino de História

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Trad. Wlademir Araújo. São Paulo: Ibrasa, 1983.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus Editora, 2008.
KARNAL, Leandro (org.). História em sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

FONSECA, Selva Guimarães; JÚNIOR GATTI, Décio (orgs.). Perspectivas do ensino de história: ensino, cidadania e consciência história. Uberlândia: EDUFU, 2011.
FONSECA, Selva. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, set. 1992.
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectives a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

Metodologia do Ensino de História 40
Carga Horária Total: