Curso de Extensão em Didática da Filosofia

A importância do ensino de filosofia no contexto brasileiro atual. Histórico e legislação. Ensino de Filosofia, suas concepções, objetivos e métodos. Apresentação e análise crítica das propostas dos PCN em Interdisciplinaridade, competência e cidadania.

1. Pensar, ler e ensinar: de quantos verbos se faz a Filosofia
2. Dialogar, perguntar
3. Duvidar, criticar
4. Conviver, disputar, jogar
5. Reunir, transformar
6. O desafio da didática: a reflexão sobre o ensino de filosofia
7. A escola como lugar de ensino e o lugar da filosofia no currículo escolar: as exigências legais
8. Os métodos e procedimentos de ensino: a hora da filosofia

ARANTES, Paulo et al. A Filosofia e seu ensino. 2. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Educ, 2000.
FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. Trad. Paulo Neves.
3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
JAEGER, Werner. Paideia. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

ALVES, Nilda. Formação de professores, pensar e fazer. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GALLO, Silvio; CORNELLI, Gabrielle; DANELON, Márcio. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
PERRENOUD, Philippe; THULER, Mônica Gather et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. São Paulo:
Autores Associados, 2009.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2006.

Didática da Filosofia 40