Curso de Extensão em Prática Educativa do Pensamento Matemático

Conceito e tipos de geoplano. Exploração de localizações e figuras geométricas planas. Ângulo, área e perímetro. Uso e influência do tangram na aprendizagem de Matemática. Sistema de numeração egípcio e decimal. Material dourado (números naturais e decimais). Medidas e unidades de comprimento. Medidas e unidades de superfície. Medidas e unidades de massa. Volume e capacidade. Calculadora no dia a dia e nas aulas de Matemática. Conceito de chance em jogos. Árvore das possibilidades. Desafios matemáticos. Ensino-aprendizagem da Geometria. Representação e planificação de sólidos geométricos. Planificação de poliedros regulares. Referencial histórico do produto cartesiano. Princípio da contagem. Histórico do pensamento combinatório. Modelagem matemática. Jogos de operações básicas. Atividades de simetria e investigação matemática. Giros e rotações, formalização e medida de um ângulo. Atividades matemáticas envolvendo arte.

1. Geoplano
2. O uso do tangram nas aulas de Matemática
3. A compreensão do sistema de numeração decimal
4. Material dourado: números naturais
5. Material dourado: números decimais
6. Algumas medidas convencionais
7. Volume e capacidade
8. As novas tecnologias e o ensino de Matemática
9. O uso da calculadora nas aulas de Matemática
10. Desenvolvendo o conceito de chance
11. Desafios matemáticos
12. Sólidos geométricos
13. Produto cartesiano: localização em mapas
14. O raciocínio combinatório
15. Modelagem matemática
16. O uso de jogos no ensino de Matemática
17. Simetria
18. Ângulos
19. Investigação matemática
20. Matemática e arte

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.
STAREPRAVO, Ana Ruth. Matemática em tempo de transformação: construindo o conhecimento matemático através de aulas operatórias. Curitiba: Renascer, 1997.
TOLERO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois – a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

BEAN, Dale. O que é modelagem matemática? Educação Matemática em Revista, São Paulo, SBEM, ano 8, n. 9/10, p. 49-57, jan.-jun., 2001.
BRITO, Dirceu dos Santos. Atribuição de sentido e construção de significados em situações de modelagem matemática. Londrina, 2004. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina.
CARDOSO, Virgínia Cárdia. Materiais didáticos para as quatro operações. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 1998.
KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. A resolução de problemas na Matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia; CUNHA, Maria Helena; SEGURADO, Maria Irene. Histórias de investigações matemáticas. Lisboa: Instituto de Renovação Educacional, 1998.

Prática Educativa do Pensamento Matemático 40